[AJUDA] Alteraçao de um OpenSource... É legal? Como fazer?

3 respostas
S

Ola…

Estou querendo efetuar algumas alteracoes em um aplicativo desenvolvido em Java (http://www.sweethome3d.com - http://sourceforge.net/projects/sweethome3d).

Uploaded with ImageShack.us

Como podem ver no quadrante superior direito da screenshot, se trata de um espaço editável, onde o usuario constroi as paredes, telhados, coloca mobilia, etc.

A alteraçao que desejo efetuar é simplesmente desabilitar a ferramenta de construçao, apresentando ao usuario 3 modelos de casas ja prontas, para que ele apenas mobilhe.

Feita esta alteraçao eu publicaria no meu site.

PERGUNTAS:

Visto que é um opensource (http://sourceforge.net/projects/sweethome3d), significa que posso fazer esta alteraçao, recompilar e utilizar com o mesmo nome?
O que devo fazer para a coisa ficar legal? (nao sei muito bem como funciona este OpenSource, levo pela traduçao … :lol:hehehe …)

Como faço para alterar e o que alterar? Ou o que devo buscar na net? Que programa? Ou tutoriais sobre o que? … ¿?estou sem saber o que buscar?¿

Aqui sao os arquivos que que tenho… Mas nao sei o que quer dizer nenhum deles… hehehehehe… :oops:

Uploaded with ImageShack.us

Valeu a ajuda :wink:

3 Respostas

leonardofl

Quando se pretende alterar um programa que é open source o primeiro passo é observar a licença do código.

Se for uma licença tipo GPL, seu novo código deve ser também software livre (é o caso do Sweet Home 3D!). Se for tipo BSD, vc pode fazer o que quiser com a alteração.

De qualquer forma, se for uma alteração local só pra vc usar, pode fazer tranquilo.

Se pretende redistribuir, após observada as condições da licença, há basicamente dois caminhos:

• se juntar a comunidade que desenvolve esse projeto e contribuir diretamente pra ele (embora talvez não seja seu caso, pois estranhamente vc quer esconder um recurso, hehe)
  • ou abrir um “fork”, um novo projeto baseado no original; neste caso normalmente se muda o nome… (tb não sei se é seu caso)

Pra vc baixar o código (em sua última versão) e fazer alterações, normalmente é preciso de alguma ferramenta tipo Subversion (SVN) ou o Git, dependendo do projeto.
Esses detalhes você pode ver na aba “Develop” lá mesmo no sourceforge (no caso não é nem SVN, nem Git, éo CVS).

Espero ter ajudado,
inté

S

leonardofl:
Quando se pretende alterar um programa que é open source o primeiro passo é observar a licença do código.

Se for uma licença tipo GPL, seu novo código deve ser também software livre (é o caso do Sweet Home 3D!). Se for tipo BSD, vc pode fazer o que quiser com a alteração.

De qualquer forma, se for uma alteração local só pra vc usar, pode fazer tranquilo.

Se pretende redistribuir, após observada as condições da licença, há basicamente dois caminhos:

• se juntar a comunidade que desenvolve esse projeto e contribuir diretamente pra ele (embora talvez não seja seu caso, pois estranhamente vc quer esconder um recurso, hehe)
  • ou abrir um “fork”, um novo projeto baseado no original; neste caso normalmente se muda o nome… (tb não sei se é seu caso)

Pra vc baixar o código (em sua última versão) e fazer alterações, normalmente é preciso de alguma ferramenta tipo Subversion (SVN) ou o Git, dependendo do projeto.
Esses detalhes você pode ver na aba “Develop” lá mesmo no sourceforge (no caso não é nem SVN, nem Git, éo CVS).

Espero ter ajudado,
inté

OK… esta parte ja saquei como e onde buscar as informaçoes… vlw…

A duvida agora eh: o que alterar e como alterar… depois como compilar? Se mais alguem tiver como me mostrar o inicio do caminho pra estas respostas eu agradeço…

leonardofl

Bom, aí cada caso é um caso

O melhor mesmo é se envolver e fazer essas perguntas pra comunidade do software com o qual você quer trabalhar.

Criado 11 de agosto de 2010
Ultima resposta 12 de ago. de 2010
Respostas 3
Participantes 2