Ajuda ao criar objeto

galera como eu faço pra verificar se existe um objeto criado

bom vou explicar aqui embaixo com o meu codigo.

eu tenho uma classe que se chama empresa e dentro dela existe um atributo. que eh um array de referencias para uma classe funcionario. E tbm tem um metodo que adiciona funcionarios.

void Adiciona (Funcionario f){

if (this.funcionario[this.funcionario.length - 1] == null){

   for (int i =0; i <= this.funcionario.length; i++ ){
		
        if (funcionario[i] == null){
		
this.funcionario[i] = f;
break;
			
         }

  }

}

seguinte tá dando pau pq eu não dei New no array, gostaria de fazer de uma forma que não desse new toda hora que chamasse o metodo, para que eu nao perca os dados antigos, então eu pensei em verificar se o objeto foi criado se sim nao cria denovo senao ele cria.

tem como fazer isso ?

Não use arrays; use List (por exemplo, um ArrayList).

eh que eu soh aprendi a usar array ainda, eu estou começando agora no java cara!! mais mesmo assim vo dah uma pesquisada no que vc falow.

abss

Uma coisa que é muito desajeitada em Java é o uso de arrays, que é muito semelhante a de outras linguagens - e com a desvantagem que não há um método que faça redimensionamento de arrays, como é o caso do VB.
Se puder evitar o seu uso, é melhor. (Já que você quer só fazer uma lista de funcionários, use um List, não um array.)

blzzzz cara valew mesmo vo tentar usar uma list ao invês de quebrar a cabeça com isso, na verdade meu professor mesmo disse que os arrays sao pouco usados em JAVA, que existem varias classes prontas que fazem isso.

valew abs

a cada new um novo objeto eh criado por isso que os dados sao perdidos!!