Estou com uma dúvida para criar uma classe que contenha uma meta de vendas, esta classe terá uma meta mensal e conforme o vendedor for vendendo vai mostrar quantos porcentos ele esta da meta, não estou conseguindo fazer.
Tentei desa forma e não estou conseguindo devido se novo em java.
Regra de 3, cara, regra de 3.
Se a meta é 100000 (cem mil) e ele vendeu 45000 (quarenta e cinco mil), qual o percentual vendido?
R
Rodrigo_Lopes
Você fez um calculo doido no método resultado e ao invés de retornar o resultado da conta, você retornou a variável meta novamente. Sempre se atente a regra de calculo sobre o que tem prioridade sobre o que e lembre-se de sempre adicionar parenteses.
/* * To change this license header, choose License Headers in Project Properties. * To change this template file, choose Tools | Templates * and open the template in the editor. */packagemultiserver;importjava.util.Scanner;/** * * @author Dio Lopes */publicclassNewMain{/** * @param args the command line arguments */publicstaticvoidmain(String[]args){doublemeta=0,valor=0;Scannerin=newScanner(System.in);Vendedorvend=newVendedor();System.out.println("Digite valor da meta: ");meta=in.nextDouble();vend.setMeta(meta);System.out.println("Digite o valor vendido: ");valor=in.nextDouble();System.out.println("Valor é: "+vend.resultado(valor)+"%");}}packagemultiserver;publicclassVendedor{privatedoublemeta;publicVendedor(){}publicdoublegetMeta(){returnmeta;}publicvoidsetMeta(doublemeta){this.meta=meta;}publicdoubleresultado(doublevalorVendido){doubleretorno=(valorVendido/this.meta)*100;returnretorno;}}
L
Luciano_Trind
Eu poderia declarar os atributos valorVendido e resultado?
Solucao aceita
staroski1 like
Não há necessidade de criar atributos para isso.
Você já tem o atributo meta;
O seu método resultado já recebe o valorVendido por parâmetro.
É só fazer a regra de 3 como nosso amigo @darlan_machado já comentou.