Ajuda com a IDE Netbeans 4.1

3 respostas
N

Bom dia pessoal,

Sou iniciante em java, instalei a IDE NetBeans para iniciar meus estudos.

Sistema Operacional: Win98se
IDE: Netbeans 4.1
Java: jdk1.5.0_06

Estou precisando de ajuda para entender o que esta ocorrendo com a instalação do netbeans.

Problema: Instalei esta IDE rodei a aplicacao de exemplo Desktop sem problema nenhum, porém, quando tento executar a aplicacao de exemplo web aparece mensagem de erro na tela Deployment Progress Monitor que eh o seguinte:

Deployment error: Failed to start server Bundled Tomcat (5.5.7). See the server log file for details.
C:\Livros\TomcatJSPExample\nbproject\build-impl.xml:364: Deployment error: Failed to start server Bundled Tomcat (5.5.7). See the server log file for details.
BUILD FAILED (total time: 3 minutes 7 seconds)

linha do erro em negrito extraida do arquivo build-impl.xml

Alguem poderia me ajudar a entender o que esta ocorrendo?

Obrigado a todos.

3 Respostas

thiago.correa

você tem o tomcat instalado?

N

Oi Thiago, blz ?

Mas pelo que pude perceber a IDE utiliza o TOMCAT embutido na ferramenta que fica no diretorio:

C:\netbeans-4.1\enterprise1\jakarta-tomcat-5.5.7

Entretanto, tambem tenho o TOMCAT instalado separadamente em:

C:\Tomcat 5.5

Estava usando ele quando nao estava utilizando uma IDE nos meus programas de estudo da linguagem java.

N

Pessoal,
Após meu último post realizei várias tentativas frustadas em rodar uma aplicação Web utilizando o Tomcat embutido na IDE Netbeans 4.1, foi ai que resolvi partir para utilizar o Tomcat 5.5.15 independente da IDE. A partir desta decisão percebi que existem duas formas de incializar o Tomcat: uma através de um arquivo em lote denominado startup.bat e a outra através do executavél tomcat5.exe.

No meu sistema operacional apenas a primeira forma carrega o Tomcat a segunda dá erro. Partindo deste fato realizei o seguinte teste: Carreguei o Tomcat através do arquivo startup.bat e executei a aplicação exemplo na IDE Netbeans e a aplicação rodou perfeitamente. Em seguida descarreiguei o Tomcat e tentei rodar a aplicação não obtendo sucesso (ocorreu o mesmo erro do serviudor embutido).

Conclusão: A IDE tenta inicializar o Tomcat através do executavel o que so funciona em Windows XP.

Pergunta: Tem como configura a IDE para inicializar o Tomcat através da execução do arquivo em lote ? Através do ANT não é possível realizar isso ?

Obrigado a todos.

Criado 1 de abril de 2006
Ultima resposta 13 de abr. de 2006
Respostas 3
Participantes 2