Ajuda com AFD

Pessoal, estou na 4ª fase de sistemas de informação e o professor começou a explicar sobre AFD e pediu que a gente faça um AFD em qualquer linguagem de programação,ele pediu um que reconheça {x E {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9}*| x representa um numero decimal divisivel por 3}, mas nao quero o programa exatamente pronto pois quero aprender( mas se quiserem dar ele pronto tambem aceito porque depois te um muito mais dificil), ou podem mandar um de numeros multiplos de qualquer numero, sei la, mas gostaria de um exemplo por que nao tenho nem ideia de como começar, ja que ele nao deu exemplo nenhum, desde ja eu agradeço.
obrigado

você sabe ao menos modelar o seu autômato ?

como assim modelar?

[quote=rmendes08]você sabe ao menos modelar o seu autômato ?

[/quote]

Ele não sabe…rs

JCT, essa matéria também me encomodou e bastante quando vi.
Já montou um gráfico do automato com os valores de entrada/saída para cada um?

Vai lhe clarear muito as idéias.

nao fiz ainda, precisa disso pra poder montar o programa?

[quote=jct]nao fiz ainda, precisa disso pra poder montar o programa?
[/quote]

Não, mas as chances de não obter sucesso no desenvolvimento do algoritmo são grandes.
Afinal de contas, tu teria de possuir todo o fluxo do seu autômato na sua cabeça o que pode causar confusão.

Com todo o fluxo desenhado, você consegue ter uma idéia mais clara das funcionalidades necessárias ao seu algoritmo.
Veja se isso te ajuda: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_estados_finitos

Dá uma pesquisada caso não saiba, tem bastante exemplo.
O Link acima é só para dar uma noção.

Abraços.

blz, vo da uma olhada e tentar essa maquina de estados