AJUDA! Com algorítimo A*

6 respostas
V

Olá pessoal, estou precisando de uma ajuda com o algorítimo A* pois, já olhei vários algorítimos prontos e também li sobre o assunto mas não consegui entender eles. Eu já tentei implementar porém, não consegui fazer funcionar.

Eu tenho o seguinte problema: Tenho uma matriz 10x10 e preciso fazer com que o “robô” ande da posição 1,1 até 10,10, onde é o fim do labirinto. O problema que a cada passo que o robô dá tem que verificar se ele vai para direita, baixo, cima ou esquerda e verificar qual o melhor custo para ele andar e verificar se não é uma parede.

Será que alguém pode me dar uma luz? Para solucionar este problema.

6 Respostas

L

Acho melhor você experimentar o wall follower primeiro para entender. O A* vai se resumir em um algoritmo desse tipo nesse caso, se não me engano. Na wikipedia em inglês tem um artigo interessante sobre o assunto que pode te ajudar: https://en.wikipedia.org/wiki/Maze_solving_algorithm

X

vicky Uma vez eu estava brincando e acabei fazendo algo igual ao que você quer, mas ta muito confuso o código eu utilizei uma PILHA e basicamente eu criei 4 funções andar para cima , esquerda … baixo. Se eu conseguir andar para cima eu ando e marco na minha PILHA a última posição se não entrar em nenhuma das 4 funções cima baixo… eu pego o ultimo valor da minha PILHA e faço ele andar ate la, ai verifico dnv se não tem nenhuma lugar para andar se tiver ando e marco na pilha se nao tiver volto dnv e assim vai ate a pilha esta vazia e a aplicação parar.

V

Está é uma solução para chegar até o destino. Mas faz algum tempo que eu não programo nada em Java e não lembro como fazer, to fazendo um trabalho de faculdade e tenho que utilizar o A* e o BFS (busca em largura). Ainda não consegui fazer nenhum pois, estou com muita dificuldade em resolve-los.

X

Então eu peguei essa matéria esse período Teoria dos grafos mas tive que tranca porque peguei muita matéria complicada junto, não posso te ajudar tanto ;/ .

Lucas_Camara

Interessante sua pergunta. Nunca tinha mexido com um algoritmo assim. Dei uma pesquisada e achei um link interessante que talvez te ajude:

http://www.policyalmanac.org/games/aStarTutorial_port.htm

V

Eu pesquisei bastante sobre esse algoritmo mas, ainda não consegui desenvolver nada prático ou útil para implementar em uma matriz ou algo do tipo.

Criado 21 de junho de 2016
Ultima resposta 21 de jun. de 2016
Respostas 6
Participantes 4