Por favor, estou precisando terminar um trabalho para a faculdade sobre uma implementação do problema de DeadLock de Sistemas Operacionais, pois o meu está cheio de erros. Será que alguem pode me ajudar?
Olá,
explique a situação melhor.
O seu está dando erro em que ? Você fez usando Java ? Tem como mostrar pra gente ver o erro ?
Simular um dead-lock é fácil você tem que fazer um ciclo de dependência entre os processos, sendo p1 (processo 1) depende de p2(processo 2) … e pn(processo n) depende de de p1, se for o caso tente colocar um sleep(), para garantir a ordem exata da simulação de dead-lock.
Vc nao teria um algoritimo pronto?
Tenho q fazer com tres processos e 4 recursos.
Estou fazendo da seguinte forma:
Primeiro o usuarios digitará a quantidade q cada um dos 4 recursos tera disponível inicialmente (vetor E), depois peco p/ ele entrar com a quantidade de recurso q cada processo ultiliza-rá durante a execução (matriz C). Apos peco para o usuário digitar a quant. de recurso q cada processo ultilizará para finalizar (matriz R).
Dai o programa faz aquelas condicionais, onde a soma de cada recurso nos processos nao pode ultrapassar os valores do vetor de recursos disponiveis, e posteriormente os calculos para achar qual processo pode ser execultado primeiro, ocasionando ou nao um Deadlock.
Estou tentando implementar usando a ideia daquelas matrizes C( matriz corrente) e R (matriz requisições), e os vetores E (recursos existentes) e D(recursos disponiveis).
Ate agora fiz só esta primeira parte. Mas ta dando muito erro de calculo. Vc nao teria uma maneira mais simples? Desde já agradeço muito!
Ai vai a imagem das matrizes que mencionei anteriormente.
Talvez nao esteja entendendo meu trabalho, mas se quiser saber mais sobre DeadLock tem este link para uma apostila da nossa Profa.
http://paginas.terra.com.br/informatica/lucilia/ApostilaSO_20061.pdf
Muito Obrigado!
Não entendi ainda o que você pretende fazer.
-
Deseja implementar um algoritmo que previna deadlocks ?
-
Deseja implementar um algoritmo que aborte deadlocks ?
-
Deseja implementar um algoritmo que simule deadlocks ?
Desejo implementar um algoritimo que simule uma situação de DeadLock, de acordo com as informações dadas pelo usuário. É só p/ o programa demonstrar como um sistema aborda ou trata com um DeadLock.
O Usuario entrará com todas as informações nescessarias como: Qtd de recursos, Qtd de cada recurso ultilizado por cada processo e etc, entao o programa analisará os numeros passados pelo usuário e fará os calculos ,daqueles aprendidos na sala de aula (dsponível tb nesta apostila q indiquei) e indicará se houver uma situação de DeadLock com estes numeros.
Abaixo segue uma imagem do programa q fiz em Delphi, mas está só no comeco tb. So para vc ter uma ideia.
Hun … na verdade o que acho q vc precisa é ‘detectar’ se existe dead-lock a partir das informações fornecidas pelo usuário.
Verifique se existe pelo menos um ciclo
Galera, se alguem quiser o programa deadlock, eu o implementei em Delphi 7. É só me adicionar no msn q mando… elizeufranca@hotmail.com
Já sabem. Quem quiser o trabalho de faculdade, entrem em contato com ele.