Olá pessoal, bom dia. Gostaria muito da ajuda de vcs!! Estou com uma situação que está difícil de resolver. Aqui na empresa temos uns sistemas legados(para ser otimista) que estão passando por mudanças de melhorias/modernização.
Recebi como missão, modernizar um sistema de cadastro de produtos, fornecedores e tal (web)…o típico CRUD nosso de cada dia. Porém, esse aqui tem uma particularidade diferente das que já vi até então. O usuário do sistema, atualmente, cadastra os fornecedores, os contratos e etc por meio de uma interface criada no Access MS e salva tudo no Oracle. Para dados de grande volume de informações, como por exemplo “ítens de um produto e/ou contrato”, ele alimenta a mesma base Oracle por meio da mesma interface Access, que lê planilhas do Excel criadas por ele (imagina que situação maluca?)…
Mas então, quase tudo isso já está diferente, com exceção à forma como ele alimenta essa base. Como para um caso de cadastro de ítens de um contrato(por exemplo), ele poderá cadastrar de 1…N possibilidades, chegou-se a conclusão de que isso deverá permanecer inalterado. Estou as vésperas da entrega do sistema para testes mas para essa funcionalidade ainda não consegui escrever uma linha de código. Andei pesquisando aqui no fórum e no Google, é claro, e vi que existe uma API chamada Apache POI que lê planilhas Excel e grava em bases de dados, mas pelo que pude perceber, isso é feito através de métodos criados e rodados direto pela IDE. Como a aplicação que estou desenvolvendo será utilizada 100% pelo usuário, eu terei que criar uma forma dele fazer uma espécie de UpLoad do arquivo e gravar as informações no Oracle como já é feita pela dupla Access/Oracle hoje…arrghhh…
Alguém teria algum exemplo disso, mesmo que relatado por alguém, da forma como poderia estar resolvendo essa pendenga? Um outro colega aqui, desenvolvedor tbm, me disse agora pela manhã que existe uma forma de importar esses dados no Oracle através de “External Tables”. Aqui no fórum não tem muita sobre isso, mas pelo que pude perceber, resolveria meu problema tbm. Só que lendo um pouco mais sobre o assunto, me pintou a seguinte dúvida: dessa forma, com External Tables, seria possível integrar um, digamos, método pra ele clicar num botão, escolher o .xls na máquina e com mais um botão, gravar os dados no banco, sem precisar pensar muito e nem ficar me chamando o tempo todo pra mostrar como fazer, pq “antes era mais fácil do que agora…blá, blá, blá…”? Já estou começando a ficar bastante preocupado com isso, pois meu desempenho já está sendo posto à prova!!!
Qualquer sugestão(diferente das relatadas) será muito bem-vinda. Muito obrigado a todos e bom dia!!