Ajuda com aplicação Cliente Servidor Urgenteeee

Pessoal preciso de ajuda urgente, vejam minhas duvidas:

Tenho que desenvolver uma aplicação cliente servidor mas, tenho várias dúvidas. No lado Servidor, quero que o próprio servidor faça as consultas no banco de dados, grave no bando, ou seja, manipule todos as tarefas que for interagim com o bando, e retorne para o cliente apenas o resultado da operação, mas como eu faço do lado cliente para chamar um método que esta no lado servidor que for fazer essas tarefas, tipo chamar o médoto do servidor e passar como parametros o que eu quero que seja consultada, o que eu quero que seja gravado, etc, etc, etc. Será que alguém pode me dar um exemplo com uma simples aplicação ai só para sanar minhas dúvidas, se puder desde já eu agradeço.

Olá

Seu for aplicação web, tem algumas apostilas no GUJ mesmo e tem uma boa da Caelum, [url=http://www.caelum.com.br/downloads/apostila/caelum-java-web-fj21.pdf]FJ21[/url]

 De uma olhadinha neste material, acho que pode inicializar seus estudos nisso.

Espero ter ajudado
Flwsss

Não pode ser web, tem que ser desktop mesmo… mas valeu pela dica…

Então ver sobre WebServices, e XML
Tem apis como Apache AXIS e para xml o SAX ou JDOM

Utilize RMI.

Outra alternativa é implementar interfaces WebServices no servidor. A sua aplicação cliente funcionaria como um cliente WS (SOAP, Restful, etc.)

abraços.

Você pode ainda deployar EJBs no servidor e fazer sua aplicação cliente acessá-los via JNDI.

o meu problema é que não tenho tanta experiência em java, então cliente servidor desktop seria mais viável para mim.