Olá pessoal!
Por favor, alguém poderia postar um exemplo bem simples de uma tela com um TextField e um Button, porém o botão deve estar em baixo do campo texto.
Brigadão!
Olá pessoal!
Por favor, alguém poderia postar um exemplo bem simples de uma tela com um TextField e um Button, porém o botão deve estar em baixo do campo texto.
Brigadão!
Cara isto é bem simples, vamos lá:
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
public class Exemplo{
JFrame frame;
JButton button;
final JLabel label = new JLabel("");
final JTextField field;
public Exemplo(){
button = new JButton("OK");
button.addActionListener(new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
label.setText(field.getText());
}
});
field = new JTextField(10);
JPanel panel = new JPanel(new GridLayout(3,1));
JPanel p1 = new JPanel();
p1.add(field);
panel.add(p1);
JPanel p2 = new JPanel();
p2.add(button);
panel.add(p2);
panel.add(label);
frame = new JFrame();
frame.getContentPane().add(panel);
frame.setTitle("Exemplo");
frame.pack();
frame.show();
}
public static void main(String[] arg){
new Exemplo();
}
}
Cara, só não compilei, mas é por ai.
Vc tb pd usar o layout como null, ai vc tem o controle total dos componentes 
BrunoCarlo,
Brigadão, tá show de bola! Se não for abusar muito, será que você poderia comentar o código?
Ratinho,
Obrigado pela dica, mas o que significa ter o controle total dos componentes?
Valeu pessoal!
Pelo que entendi o Ratinho quiz dizer que com layout definido como null você pode colocar os componentes onde você quizer usando o setLocation ou o setBounds…e você quer colocar o Botão embaixo do Text…então pode ser assim também …
Ratinho se eu tiver errado me corrija… 
E isso ai!!
:razz:
Eu ainda não entendi algumas coisas:
Ah! tinha esquecido: Como eu seto o layout como null?
Pra mim ainda está bem confuso, por isso pedi o comentário do código.
Brigadão!
Olá robson, foi mal a sumida, mas vamos lá:
O que fez o botão ficar abaixo do text?
o button ficou embaixo do text pq eu setei o GridLayout com 3 linhas e 1 coluna, e adicionei o text antes de adicionar o button, pode ser feito ao contrario mas setando a colocação, tipo p1.add(text,1)…
O “GridLayout(3,1)” está dizendo que meu layout tem três linhas e uma coluna, certo?
Sim
Por que na declaração o JLabel e o JTextField tem um “final” e o JFrame e o JButton não tem?
Pq eu vou usar o text e o label dentro de uma inner class, para isto eu preciso dezer ao compilador que as instanceas dos dois são as mesmas que a usada na classe de fora.
Procura material sobre inner class, ou classes internas.
Qual a diferença entre “public class Exemplo” e “public Exemplo”?
“public class Exemplo” é a declaração de uma classe publica, ou seja , tem um arquivo .java com o nome Exemplo que contem uma classes publica Exemplo e:
“public Exemplo” é o construtor desta classes publica.
Por que o field e o button são adicionados ao panel com p1.add e p2.add, respectivamente, e o label com panel.add? Os 3 poderiam ter sido adicionados da mesma forma?
Pq no GridLayout quando se adiciona um component ele “estica” este component até ficar do tamanho da celula, então para evitar que fique “feio” eu fiz um JPanel para cada destes, no label eu não fiz pq no momento eu não achei necessário, pois ele fica “invisivel” e escreve no meio do label.
Ah! tinha esquecido: Como eu seto o layout como null?
Por exemplo:
JPanel p = new JPanel();
p.setLayout(null);
Foi mal pela falta de comentario, mas pode perguntar que hoje eu tento responder rapidim, e dá uma complilada no codigo, faz umas alterações das dúvidas que voce teve, tipo tirar o p1 e p2…
Valeu