Ajuda com caixa e fluxo de caixa [ Resolvido ]

Olá amigos, estou em um projeto onde tenho que implementar um caixa, só que estou sem saber como implementar,
na verdade tinha em mente como iria fazer, só que o solicitante me informou como seria e estou achando muito estranho, aí verifiquei em alguns soft e a implementação são todas diferentes, vejam só o que eu tinha em mente e o que ele sugeriu:

Minha raciocínio:

Apenas um caixa aberto.
O caixa não ficaria com saldo negativo.

O sugerido:

Vários caixas abertos.
O saldo poderia ficar negativo.

É aí que não entendo como um caixa ficaria negativo, como vou tirar dinheiro de onde não tem?

E também como seria o fluxo de caixa?

Bom, é um pouco complicado isso.
Primeiro, existe alguma legislação que regule isso?
Se houver, ela permite que o teu software deixe caixas negativos?
Pergunto pois, caso haja, não é o cliente que será prejudicado.
Bom, quanto a deixar um caixa negativo, é simples, basta não controlar se o valor do saldo é menor que zero. Apenas adiciona e subtrai quando houver movimentação.

Ok amigo, muito obrigado pela atenção, acho que me expressei mal, pois o problema não é na implementação do código nem na lógica, mas o que eu não tô conseguindo entender é como um caixa pode ficar negativo se ele representa o que você tem em mãos, pense no mundo real, ex:

Tenho R$ 10,00 em caixa, aí tenho que pagar R$ 50,00 para um fornecedor de acordo com o cliente o caixa teria que ficar com R$ -40,00. Mas como vou pagar 50 se só tenho 10. Entendeu minha dúvida?

[quote=djJoe]
Ok amigo, muito obrigado pela atenção, acho que me expressei mal, pois o problema não é na implementação do código nem na lógica, mas o que eu não tô conseguindo entender é como um caixa pode ficar negativo se ele representa o que você tem em mãos, ex:

Tenho R$ 10,00 em caixa, aí tenho que pagar R$ 50,00 para um fornecedor de acordo com o cliente o caixa teria que ficar com R$ -40,00. Mas como vou pagar 50 se só tenho 10. Entendeu minha dúvida?[/quote]
Bom, então a pergunta não deveria ser feita a nós, mas, ao cliente.
Quem entende das peculiaridades do negócio (regras de negócio) é o cliente. É ele que deseja que o caixa permita coisas (absurdas) como esta.
Por isso questionei a respeito de legislação.

Por outro lado, você está cometendo um erro (mesmo estando certo sobre o questionamento). Afinal, a responsabilidade de saber como o fornecedor será pago, mesmo que o caixa só disponha de R$ 10 é única e exclusiva do cliente.
Digo que está certo no questionamento por que eu também o faria.

Mas, como eu te disse, converse com o cliente, peça detalhes, peça para ele simular uma situação. Coloque as suas dúvidas e peça para ele responder. Levantar corretamente os requisitos é uma boa parte do desenvolvimento total de um sistema. O resto é uma boa análise, design e codificação.

Obrigado amigo, realmente você tem razão, farei isso.
É porque o cliente mora em outro estado e, quem está me passando as necessidades é o pai do cliente que mora aqui na cidade, só que achei muito estranho o que ele me passou, ficaria “mais bagunçado” e também mais difícil de desenvolver ou seja levará mais tempo, mostrei para o pai do cliente como seria desenvolvido e ele falou “não” tem que ser de outra forma, aí pensei: Isso existe? Por isso vim aqui, afinal, aqui só tem “fera”.

Obrigado amigo!

Sim, eu te entendo.
A questão é que cada cliente pensa de uma forma.
Claro que cabe a você alertar a respeito de como isso vai afetar as coisas, mas, se quer ganhar o rico dinheirinho (Tio Patinhas feeling like), precisará aceitar o que o cliente disser.
Tem vezes que vai ser terrível, mas necessário.