o autor ensina a criar uma interface e sugere a criação de uma classe para manipular os dados, a parte da interface eu fiz e preciso de ajuda para criar a classe.
o autor ensina a criar uma interface e sugere a criação de uma classe para manipular os dados, a parte da interface eu fiz e preciso de ajuda para criar a classe.
Se alguém tiver um tempinho aí…
Obrigado!
Sidnei, aonde você enroscou na criação da classe? Posta o código que vc fez e a(s) sua(s) dúvida(s) que a galera ajuda.
[]'s
S
sidneimarques
na verdade eu não fiz nenhuma parte do código, fiz apenas a interface que tem no artigo usando o netbeans… preciso agora de uma classe para manipular os dados que entram pela interface… não sei por onde começar…
S
shamanpyro
Olá! sem código fica difícil. Faça um “Oi Mundo” em Swing e vá postando aqui o que quer fazer. Por exemplo:
importjavax.swing.*;importjava.awt.*;importjava.awt.event.*;publicclassOiMundoimplementsActionListener{// abre classe//delcare aqui suas variaveisJLabelAvisos;JButtonbotao;publicstaticvoidmain(Stringargs[]){//abre método mainAvisos=newJLabel("Parabéns, seu primeiro Oi Mundo Swing XD");// modo applet de adicionar : add(Avisos);// joga label na telaAvisos.add(this);// adiciona labelbotao=newJButton("Mudar Frase");// modo applet de adicionar :add(botao);// joga botão na telabotao.add(this);botao.addActionListener(this);}//fecha mainpublicvoidactionPerformed(ActionEvente){// trata evento de botaoif(e.getSource()==botao){Avisos.setText("Clicou no botão!");botão.setText("Ai! Dueu!")}//fecha evento}//fecha classe
se acostuma não viu XD
S
sidneimarques
hamanpyro, agradeeço pela sua ajuda, mas acho que você não entendeu… essa parte já está ok, já consigo fazer… o problema é criar uma classe para receber os valores dos campos e armazenalos para que depois eu possa inseri-las no banco…
algo tipo assim: public class Person
{
private String nome;
public Pessoa(String a)
{
nome = a; //copia a para nome
}
public String obterNome()
{ return name;
}
public String toString()
{ return "Nome: " + name;
}
}
e queria melhor entender isso, se alguém tiver um tuto, artigo, manual… não estou sendo preguiçoso… quero apenas aprender… VALEU!
I
igor.cardoso
Sidnei, acredito que você esteja querendo é fazer uma classe que receba os valores e passe para o banco certo? isso tem um pouco haver com encapsulamento, pesquise um pouco sobre isso.
pelo pouco que conheço você terá que usar os metodos get e set dos seus atributos. por exemplo.
se você ter um atributo chamado nome do tipo string.
você terá que criar 2 metodos para acessa-la.
String nome;
usando isso no seu swing, quando você precisar setar o valor em uma action por exemplo você faria assim.
setNome(jTextFiled1.getText());
espero ter ajudado
S
shamanpyro
pronto, postou sem código, já temos algum avanço ^^. Sem problemas… receber os valores dos campos, vc fala das textfields certo? ou seu problema é com o banco de dados?
caso seja a opção 1, vc já tem o caminho das pedras…
sete: String a= textbox1.getText();
caso seja a opção 2, veja essa classe exemplo que guarda uma String (IP por exemplo)recebida por parâmetro no bd:
importjava.sql.*;classCadastraIP{publicstaticvoidCadastra(StringUsuario,StringIP,StringSenha){Stringurl="jdbc:odbc:BD";try{Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");ConnectionMinhaConexao=DriverManager.getConnection(url,"anyname","anypswd");/* ******************** AQUI VAI OS COMANDOS **************** */StatementMeuState=MinhaConexao.createStatement();//ResultSet rs1 = MeuState.executeQuery("SELECT * FROM Propriedade");//ResultSet rs2 = MeuState.executeQuery("UPDATE Propriedade SET ip= WHERE cod_cli=2 ");StringSQL="UPDATE Propriedade SET ip='"+IP+"' WHERE usuario= '"+Usuario+"'";intr=MeuState.executeUpdate(SQL);/* System.out.println("REGISTROS : ");while(rs.next()){String id_propriedade = rs.getString("id_propriedade");String cod_cli = rs.getString("cod_cli");String ip = rs.getString("ip");System.out.println(id_propriedade + " " +cod_cli + " " + ip);}*/System.out.println("Conexao Realizada com sucesso");MinhaConexao.close();}catch(ClassNotFoundExceptionex){System.out.println("Driver JDBC-ODBC não encontrado!");}catch(SQLExceptionex){System.out.println("Problemas na conexao com fonte de dados");}}}
S
shamanpyro
bem lembrado… esqueci de avisar sobre odbc
vá em painel ed controle, ferramentas administrativas, fonte de dados(ODBC) e configure para adicionar seu banco.
isso no win xp, no vista ou linux não sei como faz
S
sidneimarques
com essas dicas vou ver se toco pra frente… vou tentar e depois posto os resultados…
OBRIGADO a TODOS!
S
shamanpyro
de nada 8)
S
sidneimarques
Amigos, estou criando a classe, seria isso ?
publicclassPessoa{//Atributos da classeprivateStringnome;privateStringendereco;privateStringemail;privateStringfone;privateStringestado;privateStringsexo;privateStringinteresse;privateStringbiografia;//Metodos da classepublicvoidsetNome(Stringnome){this.nome=nome;}publicStringgetNome(){returnnome;}publicvoidSetEndereco(Stringendereco){this.endereco=endereco;}publicStringgetEndereco(){returnendereco;}publicvoidsetEmail(Stringemail){this.email=email;}publicStringgetEmail(){returnemail;}publicvoidsetFone(Stringfone){this.fone=fone;}publicStringgetFone(){returnfone;}publicvoidsetEstado(Stringestado){this.estado=estado;}publicStringgetEstado(){returnestado;}publicvoidsetSexo(Stringsexo){this.sexo=sexo;}publicStringgetsexo(){returnsexo;}publicvoidsetInteresse(Stringinteresse){this.interesse=interesse;}publicStringgetinteresse(){returninteresse;}publicvoidsetBiografia(Stringbiografia){this.biografia=biografia;}publicStringgetBiografia(){returnbiografia;}}
o que mais preciso nessa classe ? pra ela funcionar, e como eu faria pra utilizar ela no meu projeto em outra classe ?
valeu
Sefo
Para armazenar em banco, vc precisa ler sobre JDBC. Se vc é iniciante, talvez não seja um conceito super simples, mas também não é dificil.
Para apenas pegar os valores das JTextFields para coloca-las na classe, vc deve usar o metódo getText que retorna uma String.