Pessoal,nãoestouentendendooporquêdedarerrodecompilaçãoem:publicclassPrograma{publicstaticvoidmain(String[]args){ContaminhaConta;minhaConta=newConta();Clientec=newCliente();minhaConta.cliente=c;// Houve uma atribuição aqui
minhaConta.cliente.nome=newString("Paulo");}}
Sendo que as classes que eu uso estão em um outro arquivo com a seguinte configuração…
Pois a minha idéia é no final do programa de cima testar e ver se: System.out.print(c.nome); e o System.out.print(minhaConta.cliente.nome);
dão o mesmo resultado, mas como disse, o compilador aponta erro em “minhaConta.cliente = c;”
Você declarou em suas classes apenas as variáveis de instância, não colocou nenhum método para setar ou recuperar valores das suas variáveis, nem mesmo métodos para imprimir estes valores.
Outro ponto: comente o trecho abaixo:
// Sendo que as classes que eu uso estão em um outro arquivo com a seguinte configuração…
Outro erro que percebi no seu código, você está setando diretamente valores em sua variável de instâcia “nome”! Não está correto. Você deve utilizar métodos Get Set para atribuir e recuperar os valores. Da forma como foi feito o encapsulamente foi literalmente para o espaço.
Não se esqueçam de formatar com a tag code quando forem postar códigos.
Tem muita gente que quando não vê o código formatado e colorido, simplesmente nem lê o que está escrito no post!
Que explica direitinho esse e outros recursos interessantes do fórum. Depois de ler, editem os posts aí e corrijam!
Aí mais gente pode aprender com esse tópico aqui.