Ajuda com compara String

estou com a seguinte duvida:

quero que o usuario digte numa caixa de texto a letra “A” quero compara numa tabela os cliente q começam com “A”

como fazer ess comparaçao?
eu tentei assim letraOuParteDoNomeDigitadoPeloUsuario.equals(%+“NomeContigoNatabela”+%) mas nao deu certo

alguem pode me ajduda?

Compara rpara que? É uma consulta que você vai fazer em um banco? Você quer listar os clientes que começam com a letra A? Acho melhor você editar o texto para ficar um pouco mais claro.

http://docs.jquery.com/Plugins/autocomplete

T+!

eu nao sei se meu modo de pensa esta certo…
porque quando abro a tela de cliente a GRID ja carrega com todos os clientes, essa ideia q tive q compara com os nomes q ja estao na GRID é pra evida uma consulta no banco.

use regex

Nem precisa fazer isso na sua aplicação, faça a busca na base usando like.

[quote=DaitonJr]eu nao sei se meu modo de pensa esta certo…
porque quando abro a tela de cliente a GRID ja carrega com todos os clientes, essa ideia q tive q compara com os nomes q ja estao na GRID é pra evida uma consulta no banco.[/quote]

Acho muito pesado você pegar todos os clientes.
Depois do terceiro digito traga a lista de clientes que começam com esse digitos, fazendo uma consulta no banco de dados usando o like como Tiburcio_Mancha disse.

O que vc usou para guardar as informações que estao no grid??uma collection??qual??
sua aplicação é web??desktop??

parece que voce esta querendo fazer um like, mas faça isso no SQL e nãp na aplicação