Ajuda com Componente Navegação

Pessoal, eu iniciei um novo projeto com a IDE atualizada AS 3.5.2 indiquei que seria com Drawer, projeto criado fui fazer login, cadastro, recuperação de senha, e só então cheguei na atividade principal e ai me deparei com o componente de arquitetura Navigation pois esta lá nas configurações

  implementation 'androidx.navigation:navigation-fragment:2.1.0'
  implementation 'androidx.navigation:navigation-ui:2.1.0'

Só que o código gerado pela IDE (que até então eu não alterei nada) não esta funcionando ou melhor digo sobre a seleção das opções no Drawer, não são selecionadas quando eu toco sobre elas.
Coloquei mais uma opção só que esta não seria para navegar para uma atividade ou para um fragmento uma opção para logout

         <item
            android:id="@+id/nav_send"
            android:icon="@drawable/ic_menu_send"
            android:title="@string/menu_send" />
        <item
            android:id="@+id/nav_logout"
            android:icon="@drawable/ic_exit_run_black_24dp"
            android:title="@string/menu_logout" />
    </menu>

e tentei chamar na atividade principal mais o código abaixo onde eu implementei não é chamado

    @Override
    public boolean onOptionsItemSelected(MenuItem item) {
    NavController navController = Navigation.findNavController(this, R.id.nav_host_fragment);

    int id = item.getItemId();

    if (id == R.id.nav_logout){
        //remove user data from shared preference
        SharedPreferences mShared = ((App)getApplication()).getShared().getInstanceOfSharedPreference();
        mShared.edit().clear().apply();

        //Navigate to login page
        Intent loginPageIntent = new Intent(MainActivity.this, LoginActivity.class);
        startActivity(loginPageIntent);
        finish();
    }

    return NavigationUI.onNavDestinationSelected(item, navController)
            || super.onOptionsItemSelected(item);
}

Bom até ai eu entendi que precisava saber mais sobre este componente ai procurei saber sobre ele Navegação mais não consegui evoluir, entendo que neste quesito estou desatualizado e por isto vim atras de uma ajuda.