olá amigos, estou tentando fazer minha primeira conexão com um banco sql server e um select simples, porém não estou conseguindo, eis o meu código se alguém puder analisar e me ajudar me dizendo onde estou errando…
importjava.sql.*;importjava.util.*;publicclassConDBSQL{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){// Criando as variáveis de conexão e de statementConnectioncon;Statementstmt;Stringquery="select nmfunc from apfunl0";// Verificando se o driver JDBC está instalado e pode ser utilizadotry{Class.forName("com.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerDriver");}catch(java.lang.ClassNotFoundExceptione){System.err.print("ClassNotFoundException: ");System.err.println(e.getMessage());}try{// Abrindo a conexão com o servidor PSB01, login e senhacon=java.sql.DriverManager.getConnection("jdbc:microsoft:sqlserver://172.17.0.37:1433;databaseName=dbpsbadm_teste;user=usrcor01;password=usrcor01");stmt=con.createStatement();// Criando a instrução a partir do SELECT que está dentro da variável queryResultSetrs=stmt.executeQuery(query);System.out.println("Lista de linhas da tabela Funcionarios:");// Fazendo um loop para mostrar tudo o que foi retornado do bancowhile(rs.next()){// Obtendo o campo name em um stringStrings=rs.getString("nmfunc");System.out.println(s);}//Fechamdno a instrução e a conexãostmt.close();con.close();}catch(SQLExceptionex){System.err.println("SQLException: "+ex.getMessage());}}}
[color=blue]o nome do driver do SourceForge é o jTDS… mas eu acabei de olhar no site da Microsoft, lançaram agora recente a versão mais nova do dirver deles… contaram q tinham melhorias…
Ve o que acha…
Sds[/color]
E
eduwm
Ah bom, é que o que você tinha postado lá em cima era erro de .class mesmo, mas esse…
S
sidneimarques
é algum problema com o driver… que zica , é a versão mais nova da MS, baixei lá, coloquei numa pasta c:\java e coloquei esse caminho no classpath, não é isso ?
Weslley
[color=blue]Bom…
até aonde eu sei… vc deve jogar os .jar’s dentro do classpath de teu projeto…
mas se vc for um pouco mais além, vc pode usar o Hibernate… acho q lhe ajudaria bastante…
Não sei se ajudei…
Sds…[/color]
S
sidneimarques
hum… cara, to começando… não sei bem ainda nem o básico, vou esperar manjar um pouquinho mais pra ir pra hibernate mas agradeço a sugestão… quando você diz os .jar, sãos do driver né? … eu fiz isso…
Weslley
isso mesmo… quando vc baixou o driver no site da microsoft, parece q veio compactado…
se vc for descompactar, vc abrirá a pasta descompactada q verás os .jar dentro… é só ctrl + c e ctrl + v e sapecar eles dentro de teu classpath…
ou eu to fzd algo errado ou tá zuado esse drv ainda
Weslley
[color=blue]é… tem jeito não… ajoelha e chora… kkkkkkkk
baixa o jTDS e faz o mesmo processo…
agora, se esse driver der zica novamente… ae meu amigo… ou vc troca de Banco, ou se joga pela janela… huahuahauhauhau…
Zuera…
Faz o teste…
Sds…[/color]
S
sidneimarques
pior que é terreo… não dá nem pra fz cocegas kkkkkkk
então fiz o mesmo processo
mas preciso alterar as linhas do driver, fiz essa:
mas e essa, como fica :
valeu pela ajuda!
G
guilherme.cq
Bem amiguinho, eu em meu aprendizado te passo o q fiz...
Baixei o arquivo JDBC SQL 2000.exe no site da Microsoft e instalei ele...
Aponte sua aplica;'ao para o caminho da instalacao onde estao 3 arquivos jar, pasta lib.
insert into tbl_teste (Nome, Idade) values ('Eu', 21)
select * from tbl_teste
e segue os codigos...
importjava.sql.Connection;importjava.sql.DriverManager;importjava.sql.ResultSet;importjava.sql.Statement;classConexaoComSQL2000{publicstaticvoidmain(String[]args){try{Class.forName("com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver");Connectionconn=DriverManager.getConnection("jdbc:microsoft:sqlserver://192.168.2.141:1433;user=sa;password=sa;DatabaseName=Exemplo");//System.out.println("Conectado ao Banco de Dados!");Statementstm=conn.createStatement();ResultSetrs=stm.executeQuery("SELECT Nome, Idade FROM tbl_teste order by Nome");System.out.printf("%-20s%s\n","Nome","Idade");System.out.printf("%-20s%s\n","----","-----");while(rs.next()){Stringnome=rs.getString(1);Stringidade=rs.getString(2);System.out.printf("%-20s%s\n",nome,idade);}rs.close();}catch(Exceptione){System.out.println(e);}}}
C:\Sidnei\Develop\Java\Treinamento>java ConDBSQL.class
Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: ConDBSQL/class
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: ConDBSQL.class
at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source)
alguém uma luz… por favorrrrrr
Weslley
[color=blue]Eu vou fazer o seguinte então… eu vou instalar o SQL Server 2005 DE (Development Edition), que é a mesma coisa q o EE (Enterprise Edition), porém pra desenvolvimento…
vou criar uma conexão com a ferramenta… se der tudo certo, eu lhe repasso a classe da forma correta…
vou tentar usar o driver da Microsoft… se der “cor-sim, cor-não”, eu vou passar a usar o jTDS
Em último caso, vou usar o Hibernate…
Não é possível q não vai conectar…
Sds…[/color]
S
sidneimarques
agradeço muito… apesar que estou achando que é problema de variável de ambiente pois não consegue encontrar classes…
Valeu
S
Stealthk
Amigo sou novo aqui e bem inexperiente mas esse erro nao é pq vc esqueceu de declarar a classe como public??
public class
S
sidneimarques
Consegui resolver… usei o JTDS mesmo, apenas precisei colocar o .jar dele na pasta do java.