Ajuda com criação de sistema de numerologia

Bom dia pessoal
Sou novo no forum e também na area de programação
gostaria de saber se alguém pode me ajudar a criar uma função que possa atribuir um numero para cada letra de uma palavra para criar um sistema de numerologia que funciona da seguinte forma

Assim se o nome da pessoa for Maria José da Silva o programa atribuirá um numero para cada letra deste nome ficando assim

Maria = 41991

José = 1615

da = 41

Silva = 19341

Então o nome Maria José da Silva será transformado em 41991 1615 41 19341
Após esta transformação, serão somados os algarismos de cada sequencia numérica ficando assim

41991 = 24
1615 = 13
41 = 5
19341 = 18

Após esta conversão o código devera fazer a soma da seguinte forma

24+13+5+18=60

O resultado desta soma devera ser desmembrado da seguinte forma

60=6+0
6+0=6

Neste caso o numero atribuído ao nome Maria José da Silva será 6
A função irá basicamente atribuir um numero de 1 a 9 ao nome que for inserido em um formulário HTML.
Será que alguém pode me ajudar?

Já tentou fazer alguma coisa? Escreveu algum código? Vai ser em javascript mesmo (já que você postou no forum de javascript)? Vai usar OO, funcional ou vai de procedural mesmo?

Tente primeiro criar essa tabela, testando se, dado uma letra, se ela retorna o número correto. Já é um bom começo. Depois veja como fazer as somas.

Enfim, divida o problema em problemas cada vez menores e vá resolvendo-os. Quando você menos esperar, o problema estará resolvido (ironia!).

Antes eu tinha pensado em fazer o código em PHP mas acredito que javascript seja melhor para esta função por enquanto cheguei no código abaixo mas ainda não esta funcionando corretamente

SEU NOME:   

SEU NUMERO   

Tem muita coisa mal cheirosa no seu código.

1. Para obter um caracter numa posição da String, você pode usar o método charAt. Não é necessário fazer conta com substring.
  2. Seria mais elegante guardar os números num array associativo.

Outra possibilidade seria calcular o número pela tabela ascii. Considerando letras maiúsculas e sem acento, qualquer número da sua tabela pode ser obtido pela fórmula:

Onde valorDaLetra é o código ascii da letra, que pode ser obtido pelo método charCodeAt no lugar de charAt.

Na verdade eu sou novo tanto no forum quanto na área de programação sei um pouco de HTML e CSS e estou estudando PHP e javascript em casa mesmo.
Montei este código depois de várias pesquisas pela internet e a função substring foi a que me deixou mais próximo do resultado mas agora eu vou tentar seguir suas dicas e fazer alguns testes ultilizando o charAt pra ver se da certo e vou tentar dar uma melhorada neste código também