Eae galera, beleza ? Seguinte, estou estagiando na mesma empresa onde faço curso de informática, atendo os professores e resolvo uns problemas de hardware. No curso, estou aprendendo Java e análise de sistemas, eu ja vinha estudando a linguagem no começo do ano, mas parei para acompanhar o professor. Como estagiário, já estou la faz uma semana e neste tempo vi que a empresa precisa de um sistema de comunicação entre estagiários e professores. Por exemplo, estou estagiando com a professora de TI, então eu fico na sala com ela, quando um pc está com problemas, ai vou dar uma olhada e ver o que está acontecendo ou quando um professor pede para fazer a instalação de algo na sala de aula. Ai que eu observei um problema, sempre que os professores precisam de algo, eles tem que se deslocar até onde eu estou ou mandar um aluno e muitas vezes demoram um pouco para me encontrar, pois posso estar resolvendo um problema, isso acaba interferindo muito na aula, então resolvi criar um sistema para celular, que quando o professor precisasse, ele apertaria um botão e me chamaria, haveria um cadastro do professor com nome e matéria, e sempre que fosse me chamar, colocaria o número de sala em que está e o que precisa. Bem, sei que parece algo meio que desnecessário, mas pensei nisso pensando no meu desenvolvimento, porque se eu for ficar na aba do professor de lógica e programação, não irei muito além, não por causa dele, mas sim por causa da classe, eu teria que acompanhar o desenvolvimento da mesma, mas pretendo ir além, sempre estudei sozinho e por isso quero fazer esse sistema. Ai que entram as dúvidas, gostaria de saber dos profissionais da área, o que preciso estudar para criá-lo, a parte de comunicação, interface, cadastro entre outros, pois se eu for perguntar pro meu professor, ele não me dirá, pois ele quer que eu acompanhe os outros, claro, não quero ser melhor que ninguém, pois não sou, apenas vi essa necessidade e pretendo ajudar a empresa. O que me chama atenção é a parte da comunicação, pois como o professor irá se comunicar comigo, através de bluetooth, de um servidor, wiriless…bem, aguardo resposta, agradeço pela atenção desde já.
Ajuda com criação de um Sistema
1 Resposta
Bom, já vi alguns problemas. Primeiro acho que ele não conseguirá se comunicar via servidor bluetooth wirelles, e sim por uma rede Wii-fi. Outra coisa, você não citou a tecnologia que irá utilizar. Se for Android, iOS, w8, JM ou outro qualquer, existem vários cursos e tutoriais de como desenvolver aplicativos para os mesmo. Seria bacana você desenvolver nas duas plataformas mais utilizadas como iOS e android, pois nem todos os professores irão possuir o mesmo sistema operacional. Eu só tenho conhecimento em desenvolvimento android, na qual é muito fácil você desenvolver aplicativos. Basta instalar os jdk no eclipse e os emuladores e começar o desenvolvimento. Já no iOS pelo que já andei lendo o desenvolvimento não é complicado. O que pega mais é na hora de disponibilizar ele no iTunes. Qualquer dúvida estamos ai!