Ajuda com Eclipse EMF GEF GMF

2 respostas
T

Bom dia,
Meu nome é Tiago e estou atualmente trabalhando no desenvolvimento de um software opensource como parte do meu projeto de mestrado.
O software na verdade é baseado no eclipse, e portanto será distribuido como um conjunto de plug-ins para o eclipse.

Estou utilizando os frameworks EMF e GMF, para gerar um editor gráfico que permita a criação de diagramas de autômatos, porém estou encontrando grandes dificuldades.

Gostaria de saber se alguém no fórum está trabalhando no momento ou já trabalhou sobre esta plataforma, para tentar me ajudar de alguma forma.

Desculpe se fui genérico demais, mas primeiro gostaria de manifestações para saber se alguém no fórum conhece estas tecnologias pra tentar me ajudar.

agradeço desde já
abs

2 Respostas

B

Pessoal ,

O melhor material disponivel é

http://wiki.eclipse.org/index.php/GMF_Tutorial

Um material em portugues bem básico, mas ajuda é esse

http://markmail.org/download.xqy?id=kfwfjz4svwjnz5oa&number=1

GMF a primeira vista é cabreiro mas fazendo os exercicios do Tutorial aos pouquinhos as coisas andam.

Qualquer dúvida posta ai.

Até mais!!!

T

Vlw a dica,

Mas já fiz este tutorial e meu problema não é como começar a utilizar, apesar de ainda ser iniciante
neste framework.

O problema específico que tenho é:

Usando o plugin gerado com o GMF os usuários poderão gerar modelos como ilustrado abaixo (simplificado)
UserModel
|–> mapa1
|–> mapa2
|–> automato1
|–> automato2
|–> função1
|–> função2
Este modelo será exibido em forma de árvore por uma view, por exemplo, o Outline (semelhante à page selection gerada pelo EMF).
Porém, cada elemento deve ter um editor específico - por exemplo, o mapa deve exibir uma imagem, o automato terá
um editor de diagramas (GMF), uma função deve ter um editor de textos.
Mas preciso que seja exibido apenas um editor ao usuário (uma única janela), e conforme o tipo do elemento selecionado, esta
janela deverá criar/carregar o editor correspondente. Desta forma, se o usuário seleciona na view o elemento automato1, a janela deve exibir
o editor de diagramas, se o usuário seleciona o elemento função1, a janela deve exibir um text editor, etc…
Meu problema específico é como fazer um editor “conter” diversos editores…como instanciar/exibir dinamicamente cada um dos editores…
(a dúvida não é com os listeners e o método a ser utilizado para capturar mudanças de seleção, por exemplo getSelectionChange - e sim
especificamente com relação a esta exibição/criação dinâmica de diversos editores em uma única janela)

Será que alguém poderia me ajudar?

Vlw

Criado 19 de janeiro de 2009
Ultima resposta 19 de fev. de 2009
Respostas 2
Participantes 2