Ajuda com else { if

7 respostas
X

oi boa noite
primeira vez que acesso o forum, tentei tirar minha duvida procurando em outros topicos mas nao encontrei, se alguem por favor puder me ajudar, como faco para não aparecer esse erro?
o que tenho que mudar?
sou muito novato em java rs

7 Respostas

GabrielCardelli

kra

é

else if (…) {

e não

else { if …

X

representou =D
nossa nem sei como te agradecer
tava quebrando a cabeça e um negocio tao bobo hehe
brigadao :smiley:

felipehand

Dá pra fazer do outro jeito tbm. Basta fechar as {} corretamente:

public class Teste{
   public static void main(String[] args){
      if(1==1){
         // Bloco de código aqui
      }else{
          if(2==2){
               // Bloco de código aqui
          }else{
               // Bloco de código aqui
          }
      }  
   }
}
Camila_mor

Olha, a estrutura do if e do else é assim, quando existe apenas uma linha dentro, vc pode escrever desse jeito:

if(tralala) faz isso; else(trallala2) faz aquilo;

algora, quando existe mais de uma linha… colocam-se os { }

if(){ cod1; cod2; cod3; ... }else if(){ cod4; cod5; cod6; ... }else{ cod7; cod8; ... }

e boa sorte! :wink:

pmlm

Camila_mor:
Olha, a estrutura do if e do else é assim, quando existe apenas uma linha dentro, vc pode escrever desse jeito:

if(tralala) faz isso; else(trallala2) faz aquilo;

É boa prática por sempre os {}

É muito fácil ocorrer o erro de querer acrescentar uma segunda linha e, como não tem {} a instrução é sempre executada. Se se colocar sempre os {} já não vai ocorre esse erro.

ViniGodoy

pmlm:
É boa prática por sempre os {}

É muito fácil ocorrer o erro de querer acrescentar uma segunda linha e, como não tem {} a instrução é sempre executada. Se se colocar sempre os {} já não vai ocorre esse erro.

Bom, pelo menos para iniciantes é uma boa prática…

Agora, já programei sem as chaves em C++ e em Java, há vários anos, e ninguém da equipe cometia esse erro que você descreveu como “fácil”. Além disso, a maior parte das vezes, o código ficava mais enxuto e mais legível.

A razão para usar a chave, na minha opinião, é seguir a convenção de código. Seja a oficial da sun (em fóruns, como esse), ou a da sua empresa, no caso da sua empresa adotar a prática.

G

Bem para seu problema eu acho que voce deveria usar switch invez de tanto de if…

Criado 15 de setembro de 2009
Ultima resposta 16 de set. de 2009
Respostas 7
Participantes 7