oi boa noite
primeira vez que acesso o forum, tentei tirar minha duvida procurando em outros topicos mas nao encontrei, se alguem por favor puder me ajudar, como faco para não aparecer esse erro?
o que tenho que mudar?
sou muito novato em java rs
Ajuda com else { if
7 Respostas
kra
é
else if (…) {
e não
else { if …
representou =D
nossa nem sei como te agradecer
tava quebrando a cabeça e um negocio tao bobo hehe
brigadao 
Dá pra fazer do outro jeito tbm. Basta fechar as {} corretamente:
public class Teste{
public static void main(String[] args){
if(1==1){
// Bloco de código aqui
}else{
if(2==2){
// Bloco de código aqui
}else{
// Bloco de código aqui
}
}
}
}
Olha, a estrutura do if e do else é assim, quando existe apenas uma linha dentro, vc pode escrever desse jeito:
if(tralala)
faz isso;
else(trallala2)
faz aquilo;
algora, quando existe mais de uma linha… colocam-se os { }
if(){
cod1;
cod2;
cod3;
...
}else if(){
cod4;
cod5;
cod6;
...
}else{
cod7;
cod8;
...
}
e boa sorte! 
Olha, a estrutura do if e do else é assim, quando existe apenas uma linha dentro, vc pode escrever desse jeito:
if(tralala) faz isso; else(trallala2) faz aquilo;
É boa prática por sempre os {}
É muito fácil ocorrer o erro de querer acrescentar uma segunda linha e, como não tem {} a instrução é sempre executada. Se se colocar sempre os {} já não vai ocorre esse erro.
É boa prática por sempre os {}É muito fácil ocorrer o erro de querer acrescentar uma segunda linha e, como não tem {} a instrução é sempre executada. Se se colocar sempre os {} já não vai ocorre esse erro.
Bom, pelo menos para iniciantes é uma boa prática…
Agora, já programei sem as chaves em C++ e em Java, há vários anos, e ninguém da equipe cometia esse erro que você descreveu como “fácil”. Além disso, a maior parte das vezes, o código ficava mais enxuto e mais legível.
A razão para usar a chave, na minha opinião, é seguir a convenção de código. Seja a oficial da sun (em fóruns, como esse), ou a da sua empresa, no caso da sua empresa adotar a prática.
Bem para seu problema eu acho que voce deveria usar switch invez de tanto de if…