Ajuda com escolha de distro linux

Olá pessoal! Tudo bem?

No meu PC de casa eu não tenho internet nem leitor de DVD (só de CD). Eu precisaria de uma distro que lesse NTFS e já viesse com CODECs/Programas para tocar mp3. Alguém poderia me recomendar uma distro com esse perfil? De preferência pequena (q caiba em 1 CD).
O jdk/eclipse/etc eu já tenho os instaladores (.bin ou tar.gz).

Obs.: - Já utilizei o Fedora, não lê NTFS nem de mp3, e são vários CD’s
- Uso atualmente o Ubuntu, mas ele não “toca” mp3 sem instalar os CODEC’s pela internet

Olá ! Tudo blz! Tirando os problemas é só alegria !

Vamos as dúvidas … Distro que vem codecs e já lê e grava em partição NTFS não conheço nenhuma não. Provavelmente deve existir sim …

Como sugestão, já que é usuário do Ubuntu você pode fazer um “backup” dos pacotes já baixados em alguma máquina usando o AptOnCD http://aptoncd.sourceforge.net/. Ai fica fácil pra instalar os codecs sem conexão com a internet.

Já a parte que lê e grava em partições NTFS, uso o ntfs-3g no Ubuntu. http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ntfs_suporte_com_leitura_e_escrita_ntfs-3g, que por sinal você pode instalar pelo synaptic, e fazer a cópia do pacote usando o AptOnCD também.

PS: Toma cuidado ao escrever em partições NTFS com linux, porque isto ainda está um pouco “experimental” vamos dizer … Esta necessidade sua não pode ser revista ?

Espero ter ajudado. Flw !
Roger Leite

Mais dicas sobre o NTFS-3G (que parece ser altamente recomendado - meu colega, instrutor de Solaris e fanático por Linux, disse que NTFS-3G “rulez”).

legal… vlw pelas dicas…

Aproveitando, alguém conhece/usa o OpenSuse

Eu utilizo o opensuse. Muito bom, fácil e sem muitos bugs… Tem suporte nativo à leitura de NTFS, porém como já citaram, escrever em NTFS é algo “experimental” e muitas vezes inseguro.

Acho o OpenSuse muito pesado e viola sua “exigência” de caber num CD (são ou eram 5).

Sobre o Ubuntu, você pode baixar o .deb de outra máquina e instalar naquela sem Internet. Mp3 não é livre, então algumas distros não tocam por default.

Schuenemann o unico problema eh q nem sempre eh 1 deb só…
Tem muitas dependencias q tem outras dependencias… :frowning:

Ué, mas você não pode baixar todos esses .deb de outra máquina e gravar num pendrive? Usando apt-get, ele baixa todas as dependências.

entao, ai eu teria q instalar o ubuntu aqui no meu trampo (via vmware)… eu nao queria fazer isso… Pois se algum dia der pau no meu pc, meu chefe vai falar q foi o vmware q deu este pau…

vc pode pegar os .deb diretos dos mirrors, nos ftps, tu vais re-instalar tudo por causa de uns 2MB de download?

mais fácil baixar isso num é? :wink:

Hum, o VMWare e outras soluções de virtualização são usadas até pelo pessoal que testa anti-vírus (não estou encontrando a referência, mas é questão de procurar), porque isola completamente sua máquina da máquina virtual - como é que ele vai dar pau no seu PC*? Ache o tal artigo, esfregue na cara do seu chefe, e seja feliz!

(*Só se seu PC estiver tão baleado, velho e cansado, que a sobrecarga de rodar uma máquina virtual finalmente o mande para a casa dos pés juntos. Mas se ele não morreu rodando Java + Eclipse ou NetBeans, não é qualquer VMWare que vai dar um tiro de misericórdia nele…)