tenho um conhecimento entre basico/intermediario em POO e em JAVA, mas nao sei mais oque estudar e onde estudar? poderiam me dar uma ajuda? Devo estudar estrutura logica, e se sim onde estudar?
Bom dia Yuri, estou estudando atualmente Java - Como Programar [10ª Ed][Deitel & Deitel][2016] e estou achando o livro muito bom. Porem não é a minha primeira leitura em JAVA, fiz o curso da caelum mas infelizmente nao consegui entrar na area de programacao por algus anos e estou voltando a estudar. Acho que esse livro se encaixaria no seu caso, tente fazer muito os exercicios dele que sao otimos. Alem de servir como teste para ver até onde vc está solido em conhecimentos , serve como pratica, que eu aprendi ser o mais importante quando se esta estudando programação.
Pra voce que está mais intermediario sugiro abusar de exercicios praticos utilizando tecnicas mais avançadads, assim voce aprende sobre as APIS (biblioteca do java).
Espero ter ajudado forte abraço
Bom dia,
Eu fui conhecer linguagem de programação em si,na faculdade, sempre tive vontade de aprender,mais por falta de tempo e outros motivos não conseguia.
Fiz um curso da Universidade XTI(aulas no youtube) e me deu uma vasta noção do básica e ate avançado. Com referencia a livro eu iniciei com Use a cabeça Java, um bom livro pra iniciantes
estuda com simulações de projetos, onde vc vai ter que passar por todas as etapas do desenvolvimento,
- Faz um projeto onde tem um banco com todos os tipos de ligação(um pra um, uma pra muitro, muito pra muitros e tals);
- Back end em java disponibilizando o acesso a informação;
- Essa informação tem que ser consumida por diversos caminhos, desktop, mobile, web, Excel, etc;
- Depois que tudo isso estiver pronto, vc adiciona a camada de segurança, com autenticação no programa desktop, mobile, web;
- Quando tudo estiver seguro e rodando em todas as plataformas você pode tentar fazer isso funcionar em tempo real (quando alguém atualizar isso em plataforma tudo será atualizado em tempo real em todas as plataformas) +/- como funciona um chat,vc escreve algo, e a pessoa lá do outro recebe o que vc escreveu sem precisar atualizar nada; existe muitas formas de fazer isso. não vou deixar nem 1 aqui pq isso vai depender muito de seu gosto.
Outra dica é vc aprender a fazer pelo menos uma web api em outras linguagens, fazer uma api rest em java, c#, php, python, ruby, etc.
Isso vai aumentar muito as suas oportunidades de emprego, pq você não vai ficar preso a empregos de uma linguagem especifica. e não vai ter dificuldade de trabalhar outras linguagens, mesmo que vc adote uma como principal.