Ajuda com exercicio 2.19 do livro do deitel

7 respostas
V

Olá pessoal, sou novato em java, comecei ontem a estudar atraves do livro do deitel e me deparei com o exercicio 2.19 do livro e empacou de vez, fiz o codigo, compilou tudo certo mas na hora de roda, nada, da o seguinte erro " exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError

o codigo e esse
// Um programa de calculo de areas

//Pacoters de extensao de Java
import javax.swing.JOptionPane; // importa a classe JOptionPane

public class Circunferencia {

// metodo main inicia a execução do aplicativo java

public static void main ( String args [] )

{

double r, area, circunferencia, diametro;	      // valores calculados
	String raio;

raio = JOptionPane.showInputDialog ( " Digite o valor do raio: ");
		r = Integer.parseInt ( raio);

area = Math.PI * (r * r);
	diametro = 2 * Math.PI;
	circunferencia = area;
	JOptionPane.showMessageDialog ( null,
	" A Area e " + area );
	" O Diametro e " + diametro );
	" A Circunferencia e " + area );

System.exit ( 0 ); /// fim do aplicativo

} // fim do metodo main

} // fim do aplicativo

alguem me diga aonde eu errei. obrigado antecipado, mas to martelando faz tempo nesse exercicio, e me oriente como funciona o java.lang, no livro fala que nao precisa usar o import

7 Respostas

P

é a configuração do java na sua maquina deve ter algo errado, procure nos tutoriais do portal existe um que explica como instalar o jdk. Se voce usar uma ide como o eclipse ou o netbeans elas retornariam o resultado correto, mas se voce estiver editando arquivo texto e compilando na mão, se o java não estiver configurado corretamente da esse tipo de erro

B

Provavelmente você não configurou as variáveis de ambientes necessárias…tenta fazer assim:
Meu Computador - propriedades - avançadas - varaiveis de ambiente - criar nova
nome: java_home
valor: endereço local de onde o java ta instalado

criar a segunda
nome: path
valor: mesmo da java_home/lib

A

Valter,

E então, é como disseram nossos colegas em suas respostas acima. O problema está na configuração. Qual a Interface de Desenvolvimento que voce está usando? tente usar o JCreator, para aprendizado é muito bom, é fácil de configurar e de utilizar principalmente para estudos. Se tiver mais alguma dúvida ou problemas com relação as configurações etc., poste aqui,

Edson Amorim

V

galera eh o seguinte, ja fiz varios exercicios do livro, e todos compilaram bacana, sem erro, rodou blz, as configurações estao ok, executa tudo na boa, o problema eh somente com esse exercicio. vou descreve-los para vcs :

“escreva um aplicativo que le a entrada de usuario definindo o raio de um circulo e que imprime o diametro a circunferecia e a area do circulo. utlize o valor 3.14159 para pi. Utilize as tecnicas de GUI. vc tambem pode utilizar a constante Math.PI predefinida para o valor de pi. essa constante eh mais precisa que o valor de 3.14159. a classe Math é definida no pacote Java.lang. assim vc nao precisa importa-la. Utilize as seguintes formulas (r é o raio). diametro = 2 vezes PI, circunferencia = pi vezes r ao quadrado e area = pi vezes r ao quadrado.”

esse e o exercicio que se pede a solucao. ae galera ajuda ai

P

Valter,

compilei e rodei sua classe tranquilamente na minha maquina, a unica coisa que faltou foi um import para o JOptionPane que voce precisa declarar no inicio do codigo antes da classe. Ficou algo assim:

import javax.swing.*;

public class Circunferencia {

// metodo main inicia a execução do aplicativo java

public static void main ( String args [] )

{
… restante do codigo

e para isso não utilizei nenhuma ide apenas digitei o codigo no textpad e compilei

P

complementando o que o bonfin escreveu não esqueça de configurar a variavel de ambiente classpath que é a seguinte

CLASSPATH = mesmo da java_home/lib

e a PATH deve apontar para a pasta bin ao inves da lib como o bonfim escreveu se mesmo assim der problema tente apontar o CLASSPATH para a raiz do java home

V

vlw phfcosta, obrigado muito mesmo, ajudou bacana, e isso que vc me disse, problema no caminho da path, na mesma path adicionei o caminho para lib.

Criado 20 de junho de 2007
Ultima resposta 22 de jun. de 2007
Respostas 7
Participantes 4