Ajuda com exercicio de Sistemas de Informação

Boa noite pessoal,

Gostaria mais uma vez da ajuda de vocês. Na faculdade que eu comecei, na disciplina Sistemas de Informação, tem uma atividade numa lista de discussão que pede o seguinte:

[quote]Pesquise na internet e selecione uma empresa que você considera que tenha vantagem competitiva. Em seguida, descreva qual foi a vantagem que você identificou e classifique sua
origem de acordo com as seguintes dimensões: interna/externa e estática/dinâmica.[/quote]

Pensei na Intel, pois ela, com o Pentium 4 e posteriormente com os processadores Core2 marcam sua hegemonia até hoje. Minha pergunta é: Como eu posso descrever isso de uma forma melhor? Onde posso encontrar essa parte de “dimensões interna/externa e estática/dinâmica”? Alguém sugere um artigo ou lugar para ler sobre isso?

Obrigado desde já!

Acabei respondendo da seguinte forma:

[quote]Para mim a Intel detém uma grande vantagem competitiva diante das demais. Teve papel importante na disseminação do PC e, após ter uma leve decaída quando a AMD começou a oferecer processadores com alto poder de overclock, deslanchou com o Pentium 4 e posteriormente com a série Core2. Hoje ela é tida como inconstestável com a série Core i, por oferecer melhor custo benefício no quesito preço-desempenho.

Sua capacidade de reduzir cada vez mais a distância entre transitores na produção dos processadores a faz ter vantagem na redução da TDP gerada (em português Energia Térmica de Projeto), reduzindo assim o consumo de energia e a dissipação de calor.

Ao analisar tudo isso e tentando responder a essa discussão adequadamente penso o seguinte:

Dimensão externa: A falta de capacidade dos concorrentes de fazer um produto de performance e qualidade semelhante.

Dimensão interna: Inovação e melhoramento constante nos processos de produção dos processadores. Bom departamento de marketing, colocando a imagem da empresa sempre como confiável. Preço competitivo em relação a performance que se obtém.

Dimensão estática: A técnica de produzir processadores com transistores cada vez mais próximos, diminuindo o consumo de energia e calor.

Dimensão dinâmica: O constante investimento em P&D para se manter líder de mercado nos seguimentos que se propõe.[/quote]

Acho que é mais questão de gosto, mas tenho preferência pela Intel.

Outra coisa que gostei ao pesquisar para responder são as teorias sobre vantagem competitiva, me fez enxergar o que é necessário medir dentro de uma empresa para se ter vantagem competitiva. Realmente, fazer uma faculdade me trouxe muito mais do que saber linguagens de programação etc, acho que acertei na decisão!