Seguinte,tenho 5 parâmetros que são somados dentro de um campo no relatório,a expressão tá assim:
tá funcionando certinho quando tem esses 5 valores pra somar,mas nem sempre vai ter os 5…e quando não tem,o campo da soma aparece ‘null’,
como faço pra só somar os parametros que tiverem algum valor?(se essa for a melhor forma de fazer isso)
Ou você coloca os parâmetros com valor padrão 0 ou utiliza o operador ternário como segue:
leoramos
Infelizmente o Jasper não aceita ifs; portanto, apele pra um operador ternário em cada uma das parcelas. Pra evitar erros, manda somar com zero.
Exemplo:
Não testei a expressão aqui, mas é isso aí…
Abraço!
AlencarCanton
ae,
testei com operadores ternarios aqui e a expressao ficou assim:
mas não funcionou…continua mostrando null,a expressão tá errada?
vlwww
AlencarCanton
up
Gerva
Então faça oque o fabiocsilva te sugeriu, nas propriedades do Parâmetro, existe a opção “Default Value Expression”, coloque 0 ali e quando você não passar nenhum, valor o parâmetro ira receber 0 por padrão
AlencarCanton
e ae!
po cara,
eu uso o iReport 4.0.2 e não to achando essa opção nas propriedades do parâmetro…
ja olhei tudo várias vzes e nao tem nada relacionado a default value
=\
AlencarCanton
da pra fazer Try Catch no campo onde eu digito a expressao pra somar os parametros?
me falaram isso mas n sei como fazer
Gerva
Po mano a minha também é a versão 4.0.2 e tem sim Oo
As propriedades são:
Name
Parametes Class
Use as a prompt
"Default Value Expression"
Description
Properties
Lembrando que isso fica nas propriedades do Parametro em questão e não “dos” parametros em geral