Ajuda com formulario: BD ou cookie?

Saudações

Temos uma tela jsp para realização de consulta que possui diversos filtros tais como:
-unidade de produção
-periodo de data
-tipo de produto
-cliente
-tipo de cliente (se é prioritário ou não)
-pedido
-mercado (interno / exportação)
-tipo de atendimento

enfim, são vários elementos de listbox, checkbox, radio.

Uma reclamação levantada pelos usuários é que, após a realização de uma consulta aplicando o filtro, ele tem que ajustar todos os parâmetros novamente para realizar uma nova consulta. E acontece que, as vezes ele quer mudar somente um parâmetro, mas para isto ele tem que ajustar tudo de novo.

Então… qual a melhor solução para este caso??
-Guardar os parâmetros da ultima consulta realizada em BD? Creio que Isto va demandar uma lógica bem apurada pra salvar esse tipo de dado.
-Guardar um filtro padrão por usuário? (por exemplo, o usuário escolhe os ajustes do filtro, salva e toda vez que ele entrar na tela os parametros estarão ajustados)
-Trabalhar com cookie?

Para o caso do cookie, eu começei a fazer alguns testes, mas ainda não saquei completamente o funcionamento do cookie. Tipo, eu não consegui entender se o cookie é realmente salvo na estação (eu não achei, na estação, o cookie que eu estava enviando na response ) e pelo que entendi, o cookie só valia durante a navegação.

Enfim, gostaria de discutir este assunto…

Para constar, a estrutura aqui é a seguinte:
-Struts;
-Ibatis;
-Websphere,
-Banco Oracle
-Sessão de 3 minutos (e não tem como mexer)
-A aplicação é desenvolvida para rodar num ambiente de intranet, tudo estável, estações padronizadas…