Ajuda com geração de relatórios

3 respostas
W

Olá pessoal,

Preciso de uma luz…Eu não trabalho com Java,trabalho com PHP mas tenho conhecimento em Java.Estou fazendo um sistema comercial em J2SE utilizando o Mysql como SGDB.Está tudo indo bem,mas minha preocupação está na geração de relatórios.Já li a matéria do JavaMagazine e mesmo assim não estou muito seguro.
Eu gostaria de inserir um botão na aplicação que gerasse o relatório e que possibilitasse ao usuário verificar a impressão.Eu percebi que para gerar relatórios é necessário outro sistema.Outra coisa, o usuário quer configurar a quantidade de impressão de relatório.Vamos supor que tenha 1000 clientes,ele então quer ter a opção de imprimir 150,200,300 ou seja a quantidade que ele escolher.
Como poderia implementar essa solução no sistema?O JasperReport ou o IReport me dá essa opção do usuário gerar o relatório sem abrir um desses sistemas?E a quantidade de reletórios a serem gerados como eu poderia administrar isso?

Obrigado desde já

3 Respostas

J

Oi

weber, seja bem vindo ao PJ cara. :):slight_smile:

Bom, sobre os relatórios eu não sei se o Jasper faz tudo isso que tu quer não, mas vizualizar a impressão ele faz… e a quantidade de registros a serem impressos tb… Se não fizer o resto, tu vai ter que fazer na mão mesmo, :frowning:

T+

J

olha nao entendi muito bem a questao mas vou tentar,
cara colocando os .jars do japerreports na /lib do tomcat ou na /lib da aplicacao voce pode compilar o arquivo .xml (escopo do relatorio) em arquivos .jasper e gerar relatorios nos fomatos xls, e pdf, a quantidade de impressao eh gerenciada pelo programa, se voce nao der saida no browser o usuario ira fazer o download do relatorio se voce der, os plugins do browser vao tentar execurar pela extensao do arquivo se for .xls abre o exxcellse for pdf abre o adobe acrobat como exemplo, entao o cara escolhe visualiza navega no relatorio e manda imprimir quando e quantas quiser…

era isso? :roll:

W

Obrigado jeveaux pelas boas vindas :smiley:

Agora interagindo um pouco mais com o javaquest.Kra eu estou tendo muita dificuldade em compreender esse esquema de geração de relatótios,já tenho o jasperreports-0.5.2-project em minha máquina e não tenho a minima idéia de como começar a trabalhar com ele,mas eu vou tentar.
Vou lhe explicar como vai funcionar a geração de relatórios.No meu caso, eu terei que colocar um comando para que o funcionário de uma imobiliária ao clicar, faça com que o sistema verifique quais são os locatários que tem o vencimento previsto para aquele dia.Então se existirem 500 indivíduos nessa lista,estes terão de serem impressos.
Mas como vc citou -

-,aí ficou a dúvida.Será que meu sistema poderá ficar lento ou dar algum pau,ao gerar inúmeros relatórios?

Obrigado desde já

Criado 12 de maio de 2004
Ultima resposta 17 de mai. de 2004
Respostas 3
Participantes 3