Ajuda com grafico no ireport

Bom pessoal to muuuito enroscado pra gerar um grafico no ireport …meu primeiro problema é que não estou usando um datasource
de banco ja pego o objeto preenchido pelo hibernate e coloco em uma interface chamada

net.sf.jasperreports.engine.data.JRBeanCollectionDataSource

Trecho do código que importa…

Exame exame=dao.recupera(new Long(1));
String fileName =pathReport+"exame.jasper";
String destFileName =pathReport+"exame.pdf";
Collection<Exame> exames = new ArrayList<Exame>();
exames.add(exame);
JRBeanCollectionDataSource dataSource = new JRBeanCollectionDataSource(exames);
JasperPrint print=JasperFillManager.fillReport(fileName,new HashMap(),dataSource);

Ate aki tudo bem o relatorio é preenchido belezinha la dentro usandasource ,fazendo subrelatorio tudo com um bean …

So que ta faltando eu gerar um grafico os dados estao dentro de uma java.util.List que é uma propriedade da classe exame

class Exame
{
       List<Dadosaudiologicos> dadosaudiologicos;
}
class Dadosaudiologicos
{
       int hertz;
       int valor;
       String ouvido; 
}

o grafico que preciso é um XY

ai ele pede 3 coisas

Series Expression
X value expression
Y value expression

ja tentei de tudo pra conseguir montar essas expressões la dentro mas num consigo to quebrando cabeça faz 3 dias…

o meu field chega como uma java.util.List com esse nome $F{dadosaudiologicos} no relatorio ja tentei de tudo
coisas como

new net.sf.jasperreports.engine.data.JRBeanCollectionDataSource($F{dadosaudiologicos}).hertz por exemplo que fica no meu eixo X
so que dai ele fala que num conhece a propriedade ouvido para uma colecao do hibernate
Unknown property ‘hertz’ on class ‘class org.hibernate.collection.PersistentBag’

ja tentei new net.sf.jasperreports.engine.data.JRBeanCollectionDataSource($F{dadosaudiologicos}).hertz
ja tentei $F{dadosaudiologicos.hertz} ele da o mesmo erro
Unknown property ‘hertz’ on class ‘class org.hibernate.collection.PersistentBag’

acho que o caminho é esse so que nessa transformação pra essa classe PersistentBag num achei metodo pra pegar um field sei lá

resumo da opera preciso gerar um grafico a partir de uma java.util.List

Se alguem conseguir me ajudar ficaria muuuuito grato…

Abraços

[quote=boneazul]Bom pessoal to muuuito enroscado pra gerar um grafico no ireport …meu primeiro problema é que não estou usando um datasource
de banco ja pego o objeto preenchido pelo hibernate e coloco em uma interface chamada

net.sf.jasperreports.engine.data.JRBeanCollectionDataSource

Trecho do código que importa…

Exame exame=dao.recupera(new Long(1));
String fileName =pathReport+"exame.jasper";
String destFileName =pathReport+"exame.pdf";
Collection<Exame> exames = new ArrayList<Exame>();
exames.add(exame);
JRBeanCollectionDataSource dataSource = new JRBeanCollectionDataSource(exames);
JasperPrint print=JasperFillManager.fillReport(fileName,new HashMap(),dataSource);

Ate aki tudo bem o relatorio é preenchido belezinha la dentro usandasource ,fazendo subrelatorio tudo com um bean …

So que ta faltando eu gerar um grafico os dados estao dentro de uma java.util.List que é uma propriedade da classe exame

class Exame
{
       List<Dadosaudiologicos> dadosaudiologicos;
}
class Dadosaudiologicos
{
       int hertz;
       int valor;
       String ouvido; 
}

o grafico que preciso é um XY

ai ele pede 3 coisas

Series Expression
X value expression
Y value expression

ja tentei de tudo pra conseguir montar essas expressões la dentro mas num consigo to quebrando cabeça faz 3 dias…

o meu field chega como uma java.util.List com esse nome $F{dadosaudiologicos} no relatorio ja tentei de tudo
coisas como

new net.sf.jasperreports.engine.data.JRBeanCollectionDataSource($F{dadosaudiologicos}).hertz por exemplo que fica no meu eixo X
so que dai ele fala que num conhece a propriedade ouvido para uma colecao do hibernate

ja tentei new net.sf.jasperreports.engine.data.JRBeanCollectionDataSource($F{dadosaudiologicos}).hertz
ja tentei $F{dadosaudiologicos.hertz} ele da o mesmo erro

acho que o caminho é esse so que nessa transformação pra essa classe PersistentBag num achei metodo pra pegar um field sei lá

resumo da opera preciso gerar um grafico a partir de uma java.util.List

Se alguem conseguir me ajudar ficaria muuuuito grato…

Abraços

[/quote]

Achei uma solução não sei se é a mais correta criando um subreport passando a list como data source e setando os campos dentro do grafico e funfou…vlw mesmo…

o legal é q eu to com o mesmo problema que vc resolveu

e nao deu a solução

=/

tks