Bom pessoal to muuuito enroscado pra gerar um grafico no ireport …meu primeiro problema é que não estou usando um datasource
de banco ja pego o objeto preenchido pelo hibernate e coloco em uma interface chamada
net.sf.jasperreports.engine.data.JRBeanCollectionDataSource
Trecho do código que importa…
Exame exame=dao.recupera(new Long(1));
String fileName =pathReport+"exame.jasper";
String destFileName =pathReport+"exame.pdf";
Collection<Exame> exames = new ArrayList<Exame>();
exames.add(exame);
JRBeanCollectionDataSource dataSource = new JRBeanCollectionDataSource(exames);
JasperPrint print=JasperFillManager.fillReport(fileName,new HashMap(),dataSource);
Ate aki tudo bem o relatorio é preenchido belezinha la dentro usandasource ,fazendo subrelatorio tudo com um bean …
So que ta faltando eu gerar um grafico os dados estao dentro de uma java.util.List que é uma propriedade da classe exame
class Exame
{
List<Dadosaudiologicos> dadosaudiologicos;
}
class Dadosaudiologicos
{
int hertz;
int valor;
String ouvido;
}
o grafico que preciso é um XY
ai ele pede 3 coisas
Series Expression
X value expression
Y value expression
ja tentei de tudo pra conseguir montar essas expressões la dentro mas num consigo to quebrando cabeça faz 3 dias…
o meu field chega como uma java.util.List com esse nome $F{dadosaudiologicos} no relatorio ja tentei de tudo
coisas como
new net.sf.jasperreports.engine.data.JRBeanCollectionDataSource($F{dadosaudiologicos}).hertz por exemplo que fica no meu eixo X
so que dai ele fala que num conhece a propriedade ouvido para uma colecao do hibernate
Unknown property ‘hertz’ on class ‘class org.hibernate.collection.PersistentBag’
ja tentei new net.sf.jasperreports.engine.data.JRBeanCollectionDataSource($F{dadosaudiologicos}).hertz
ja tentei $F{dadosaudiologicos.hertz} ele da o mesmo erro
Unknown property ‘hertz’ on class ‘class org.hibernate.collection.PersistentBag’
acho que o caminho é esse so que nessa transformação pra essa classe PersistentBag num achei metodo pra pegar um field sei lá
resumo da opera preciso gerar um grafico a partir de uma java.util.List
Se alguem conseguir me ajudar ficaria muuuuito grato…
Abraços