Olá a todos…
Estou tendo sérios problemas em aprender “de fato” hibernate…
Encontra-se mil tutoriais e materiais disponíveis na web, porém a cada novo projeto que tento desenvolver com fins de aprendizagem, uma nova “biblia” de exceções é gerada e de exception em exception a gente acaba querendo adotar a filosofia do junta tudo e joga fora…
Sempre relutei-me em aprender a usar o ORM Hibernate, porém (felizmente ou infelizmente) a indústria o adotou ja há alguns anos e se eu não conseguir “dominar” ele, sinceramente mudo de ramo… ou de linguagem.
Eu tenho o livro in-action do hibernate da Manning porém infelizmente meu livro aborda simplesmente “hibernate” coisa que me frustrou muito em adquirir títulos dessa editora pois acredito eu que qualquer profissional java quer ver o conhecimento sendo aplicados a vários ambientes…
ficar mapeando classes na mão no xml e ter que resolver uma lista imensa de exceptions geradas não faz (pelo menos para min) do hibernate um negócio interessante, haja visto que estou tentando entrar no mercado web que atualmente visa produtividade. Que produtividade posso ter, se para configurar um simples projeto no hibernate preciso de quase 1 semana???
Então gostaria que alguém pudesse me fornecer um material introdutório mas que tivesse um caráter de definitivo… pq o que mais se vê por aí são tutoriais que os comentários pedem mil e uma ajudas…
Definição de versão, se mapeia no xml ou se usa annotation não interessa… o que quero é um “how-to” que sirva a nível comercial para que vc consiga configurar seu projeto e usar o ORM sem que o tempo para essa configuração “detone” a produtividade…
pq sinceramente, via jdbc cru, com JSF e Spring, pelo menos com o que “sofro” pra usar o hibernate acho que consigo produzir em menor tempo… sei que estou errado, mas quero que alguém me aponte um “caminho”…
PS: e muitos dos profissionais que conheço, quando abordam o assunto, sabem “práticas” para fazer… mas qualquer coisinha fora do escopo ja os fazem ficar 3 semanas ingessados pra configuração e no fundo no fundo, acabam por se entregar e expressar que não sabem “nada” sobre o assunto… preciso de ajuda urgente!