Ajuda com Infraestrutura (Fisica)

10 respostas
P

Galera, estou desenvolvendo um ERP (desktop) para uma pequena empresa e encontrei o seguinte desafio: Infraestrutura 0. A principio pensei em salvar o banco de dados Postgres no UolHost (R$20,00 por 1,5GB com Backup) mas como o programa precisa armazenar imagens então esta capacidade vai ser pouca. Vale a pena contratar um Vcloud pra instalar o BD? o que vocês me sugerem neste caso?

10 Respostas

peczenyj

não vale a pena armazenar imagens no banco de dados.

salve como arquivos. muito mais simples.

P

no caso deste ERP realmente não vai compensar mesmo, mas onde eu salvaria as imagens uma vez que o programa será utilizado por 5 usuarios?

A

Vai precisar de um servidor e que os 5 usuarios consigam acessar esse servidor com as imagens…

P

Pensei na seguinte possibilidade:

uma Vcloud onde salvo o Bd e crio uma pasta para salvar as imagens, na minha aplicação deixo fixo o caminho para salvar as imagens.

Será que funciona assim?

R

Bom dia!
Você colocou que o sistema é Desktop, correto?

Não da para armazenar tudo na empresa?

Você só teria que se preocupar com backup e que a empresa tenha uma maquina boa para ser o servidor.

P

O problema é uma maquina boa para servidor, o custo de um Vcloud vai sair mais barato.

A

Sua soluçao parece funcionar sim.

Por curiosidade: você já tem uma noçao do volume de data que vai estar manipulando? tamanho das imagens, quantidade de registros, etc? Colocou tudo na ponta do lápis e tem certeza que a sua opçao sai mais barata?

Outra pergunta (nao exatamente relacionada a sua dúvida): porque o sistema é desktop se pretende armazenar os dados na web?

P

Mesmo que a empresa compre uma maquina mais simples para usar como servidor (o que não é o ideal) mais um nobreak meia boca vai gastar por baixo uns R$ 2000,00, o grande problema é armazenar as fotos que são parte importante do processo ( algo em torno de 300MB por mês) na Vivo a Vcloud básico oferece 1GB/40GB o que é suficiente para a aplicação hoje, sai por R$ 45,00 mensais, onde a unica preocupação é que o serviço esteja sempre estável.

Resolvi armazenar os dados na web porque a empresa não tem estrutura necessária para armazenar localmente.

A

Na verdade a pergunta era mais em relaçao a aplicaçao mesmo, porque fazer desktop?

Outra coisa, você chegou a consultar outros provedores, tipo AWS?
Dei uma olhada por cima nos preços do S3 (que você poderia usar para armazenar as imagens) e parece bem mais baixo do que esses 40GB a R$ 45 que mencionou, mas talvez tenha me enganado em algo.

P

Ainda não consegui começar a aprender programar para web, mas pretendo fazer o quanto antes! Por isto Desktop!

Criado 5 de outubro de 2016
Ultima resposta 5 de out. de 2016
Respostas 10
Participantes 5