Ajuda com Infraestrutura (Fisica)

Galera, estou desenvolvendo um ERP (desktop) para uma pequena empresa e encontrei o seguinte desafio: Infraestrutura 0. A principio pensei em salvar o banco de dados Postgres no UolHost (R$20,00 por 1,5GB com Backup) mas como o programa precisa armazenar imagens então esta capacidade vai ser pouca. Vale a pena contratar um Vcloud pra instalar o BD? o que vocês me sugerem neste caso?

não vale a pena armazenar imagens no banco de dados.

salve como arquivos. muito mais simples.

no caso deste ERP realmente não vai compensar mesmo, mas onde eu salvaria as imagens uma vez que o programa será utilizado por 5 usuarios?

Vai precisar de um servidor e que os 5 usuarios consigam acessar esse servidor com as imagens…

Pensei na seguinte possibilidade:

uma Vcloud onde salvo o Bd e crio uma pasta para salvar as imagens, na minha aplicação deixo fixo o caminho para salvar as imagens.

Será que funciona assim?

Bom dia!
Você colocou que o sistema é Desktop, correto?

Não da para armazenar tudo na empresa?

Você só teria que se preocupar com backup e que a empresa tenha uma maquina boa para ser o servidor.

O problema é uma maquina boa para servidor, o custo de um Vcloud vai sair mais barato.

Sua soluçao parece funcionar sim.

Por curiosidade: você já tem uma noçao do volume de data que vai estar manipulando? tamanho das imagens, quantidade de registros, etc? Colocou tudo na ponta do lápis e tem certeza que a sua opçao sai mais barata?

Outra pergunta (nao exatamente relacionada a sua dúvida): porque o sistema é desktop se pretende armazenar os dados na web?

Mesmo que a empresa compre uma maquina mais simples para usar como servidor (o que não é o ideal) mais um nobreak meia boca vai gastar por baixo uns R$ 2000,00, o grande problema é armazenar as fotos que são parte importante do processo ( algo em torno de 300MB por mês) na Vivo a Vcloud básico oferece 1GB/40GB o que é suficiente para a aplicação hoje, sai por R$ 45,00 mensais, onde a unica preocupação é que o serviço esteja sempre estável.

Resolvi armazenar os dados na web porque a empresa não tem estrutura necessária para armazenar localmente.

Na verdade a pergunta era mais em relaçao a aplicaçao mesmo, porque fazer desktop?

Outra coisa, você chegou a consultar outros provedores, tipo AWS?
Dei uma olhada por cima nos preços do S3 (que você poderia usar para armazenar as imagens) e parece bem mais baixo do que esses 40GB a R$ 45 que mencionou, mas talvez tenha me enganado em algo.

Ainda não consegui começar a aprender programar para web, mas pretendo fazer o quanto antes! Por isto Desktop!