Ola pessoal, estou com mais um probleminha aqui, estava querendo a começar a praticar o que aprendi sobre banco de dados e JSP, então resolvi instalar aqui em casa o Mysql e o Apache para poder a utilizar banco de dandos com o Mysql e testar minhas JSP, sei que para as JSP tem o tomcat… mas como é, instalo o apache e depois o tomcat (como um modulo do apache ou coisa do tipo) ou é so o tomcat??? e o mysql como eu faço para instala-lo pois vieram apenas os arquivos sem instalador???
será que poderia me dizer como isntalalos e deixar minha maquina apta para eu testar minhas JSP e programas que usem banco de dados???
Se vc esta com Windows é só baixar o XAMP q ja vem com o MySQL, APACHE e PHPMyAdmin…
Depois é só baixar o Tomcat…
Em Windows é facil, os 2 sao executaveis…
Se vc usa o eclipse, no caso do tomcat terá de baixar um plugin chamado Eclipse-SDK-3.3.1.1-Win32
O arquivo para se baixar:
- XAMP 1.6.4 (é o mais atual)
- Tomcat (se eu nao me engano ta em 6 alguma coisa…
- Eclipse plugin Tomcat
Espero ter ajudado…
flw
Lembrando q os dois tem pra Windows e Linux
wamp server
Se você está querendo fazer teste de acesso a banco de dados atraves de suas paginas jsp, eu aconselho a instalar o eclipse WTP 2.0 que pode ser baixado neste link http://www.eclipse.org/webtools/releases/2.0.1/
faça o dowloado do tomcat neste outro link http://tomcat.apache.org/download-60.cgi baixe a opcao core .zip.
Para os dois arquivos tanto o eclipse quanto o tomcat descompacteos na unidade c: para o eclipse crie uma pasta eclipse e para o tomcat um pasta tomcat
Bem quando voce chegar neste ponto me avise que eu ajudo a integrar o TomCat com o eclipse e criar um projeto Web para rodar suas paginas de teste.
(Estou imaginando eh logico que vc ja tenha o jdk instalado na sua maquina)
Vamos lah q hj mesmo vc jah faz seus testes
Blz… eu já instalei o MySql server 2005
agora estou indo baixar o tomcat…
eu não uso o eclipse… não roda aqui…
so uso o JCreator e o velho edit do dos 
pronto… instalei o tomcat e ele ta rodando blz… não sei como fazer para ver se o mysql esta rodando também…
como sou noob, alguem tem alguma dica… tipo de tutoriais para iniciantes e ferramentas tipo o phpmyadmin que ajuda a gerencia os bancos de dados e coisas do tipo??
pronto… feito isso já posso começar a brincar com banco de dados e JSP, WebServices e coisas do tipo não é mesmo
?
como assim o eclipse nao roda na sua máquina?
eh um dinossauro q vc tem??? rssrsrs
bem vc pode sim fazer isso tudo na mao mais vai dar um trabalhozinho bem GRANDE…
utilizando a ferramenta vc poderia ir aprendendo essa outra parte de estrutura de pastas com a propria ferramenta gerando os arquivos WAR e “roda-los” em outros servidores como o JBOSS, Geronimo, Glassfish.
Resumindo vc se preocuparia mais com a parte divertida!!!
E quanto ao mysql o proprio site http://www.mysql.org/ é uma otima fonte caso tenha problemas com ingles uma boa googlada resolve
Agora ainda nao entendi pq o eclipse nao “RODA” a nao ser q sua maquina for das antigas mesmo…
Minha maquina é um pentium II 233 com 128Ram e um HD de 3GB e outro de 6GB. aqui so roda o JCreator e olhe lá.
SIm, eu acabei conseguindo, tentei instalar o tomcat e o mysql com o instalador, mas não consegui configurar o mysql e o tomcat, acabei instalando o XAMPP e o addon do tomcat, já testei uma JSP que vem com o tomcat e rodou blz. so não sei de uma coisa, não me lembro de ter dado um nome de administrador e senha no tomcat : /, qual é a default e onde posso altera-a?
No diretorio onde vc instalou o tomcat existe uma pasta chamada conf dentro dela tem um arquivo tomcat-users.xml lá vc pode está definindo novos usuarios e senhas para usuario já existentes
obrigado broder