Ajuda com Ireport no ubuntu

Pessoal estou tentando instalar o ireport 2.0.5 no ubuntu,alguem sabe como instalar,preciso de ajuda sou novo em linux,Obrigado.
Abracos.

Eu não lembro bem, mas se não me engano quando eu baixei era só um arquivo compactado. Eu descompactei, entre no diretório e executei um script (provavelmente start.sh ou iReport.sh).

Como é o arquivo que você baixou? Compactado (tar.gz, .zip, .tar.bz2)? Um script shell(.sh)? Um pacote (.deb)? Se for compactado já descompactou? Viu o que tem dentro?

Falou.

eh compactado.minha duvida eh como instalar ele no pc,tipo tem que executar algum comando?
obrigado.

Voce baixou a versao do pacote em tar.gz ou zip?
Se for tar.gz, digite: tar -zxvf .tar.gz
Se for zip: unzip .zip

O iReport nao possui o arquivo “setup.exe”, no Linux a extencao pode ser .sh ou outra qualquer. No caso da extencao ser .sh, será necessário atribuir a permissao de execucao (+x).
Para isto, digite: chmod +x .sh
Para executar: ./.sh

Um abraco. :arrow:

[quote=lgweb]eh compactado.minha duvida eh como instalar ele no pc,tipo tem que executar algum comando?
obrigado.[/quote]

Nem todos os programas são iguais. Como eu disse, provavelmente o iReport é um arquivo compactado e tem um script de execução dentro. Descompacte, veja os arquivos e veja qual é o script para execução (provavelmente é o nome do programa, ou start e tem extensão .sh). As vezes o arquivo está dentro de um diretório bin. Ah, é bem provável que tenha um arquivo README ou INSTALL ou uma pasta docs dentro do programa. É só dar uma olhada lá. Pra executar o arquivo, se tiver num terminal entre no diretório do arquivo e chame:

./nome_do_arquivo

Tu podes dar dois cliques também, se já tiver permissão de execução no arquivo.

Tem programas que não tem um software de instalação como vc tá imaginando (pra jogar os arquivos num diretório “correto”, fazer ícones e tal). Não lembro se esse é o caso do iReport…

Falou.

Ok obrigado pessoal , axei e executei o ireport.sh abriu o ireport,mas tem que configurar variavel de ambiente ?

Nao é necessário configurar variável de ambiente para o iReport. :wink: