Ajuda com ireport

ola,
estou tentando fazer uma folha de chamada no ireport e gostaria de saber se tem como criar uma folha quadriculdada…tipo com linhas horizontais eu consegui fazer usando a ferramenta retangulo mas como posso inserir linhas verticais e quadricular a folha?
ou alguém sabe como eu faço para usar distinct no ireport é que eu estou tentando criar uma chamada por disciplina dai só vem os alunos que estão relacionados com ela no banco até ai tudo bem o problema é que vem varias vezes os mesmos nomes dos alunos que fazem aquela disciplina tem como cada nome aparecer uma vez só?
obrigada
=)

A opção distinct pode ser inserida na query do iReport. Depois disso, basta apenas preencher o relatório…

tentei inserir o distinct no codigo do database mas acho que inseri no lugar errado
tipo meu codigo la este:

SELECT aluno.`nome` AS aluno_nome, aluno.`Id` AS aluno_Id, t.`turma` AS t_turma, aluno.`turma` AS aluno_turma, disc_turma.`materia` AS disc_turma_materia, disc_turma.`turma` AS disc_turma_turma FROM `t` t INNER JOIN `aluno` aluno ON t.`turma` = aluno.`turma` INNER JOIN `disc_turma` disc_turma ON aluno.`turma` = disc_turma.`turma`
eu tentei o seguinte:

SELECT aluno.`nome` AS aluno_nome, distinct aluno.`Id` AS aluno_Id, t.`turma` AS t_turma, aluno.`turma` AS aluno_turma, disc_turma.`materia` AS disc_turma_materia, disc_turma.`turma` AS disc_turma_turma FROM `t` t INNER JOIN `aluno` aluno ON t.`turma` = aluno.`turma` INNER JOIN `disc_turma` disc_turma ON aluno.`turma` = disc_turma.`turma`
onde eu insiro o distinct?tipo eu nao quero que se repita o aluno id
mto obg
=)

Na paleta tem uma opção de linha… coloca ela entre as colunas, no Detail e no mesmo alinhamento no Collumn Header

Qual sgbd você utiliza?

No postgresql por exemplo você coloca select Distinct on

No final da instrução SQL, depois de INNER JOIN `disc_turma` disc_turma ON aluno.`turma` = disc_turma.`turma` DISTINCT

hmm
nao tinha visto esta opção :oops:
ta eu coloco no final da instrução então
=|
so um minuto vou arrumar la

bah coloquei o DISTINCT no final do codigo mas dai meu relatório nao apareceu :shock:
o q eu fiz errado,tipo eu coloquei apos o fim do cod como tu disseste
=(

Não apareceu?
Tenta então SELECT DISTINCT

tentei usando SELECT DISTINCT dai o relatorio aparece mas os valores continuam se repetindo
=(

consegui desenhar as linhas e fazer os quadrinhos usando a ferramenta linha
obg
mas ainda nao consegui resolver o problema com os valores repetidos que vem do banco parece que o select distinct nao funciona
=[

Eu acho que no próprio iReport tem uma opção de não imprimir valores repetidos, vou conferir aqui…

Isso mesmo, vai lá no seu relatório, no campo que não pode repetir (nome é meio inseguro, vai que tem 2 alunos com o mesmo nome, já aconteceu isso comigo, tinha um colega de sala com o mesmo nome :!: ) e vai na aba propriedades tem um check print repeated values, e é só você desmarcar :stuck_out_tongue:

obg!!
:lol:

esqueci de perguntar é propriedades do relatorio esta aba?ou de alguma banda especifica?
:slight_smile:

Voce seleciona o campo no relatório e vai nas propriedades dele

eu selecionei o campo de texto que recebe o ra do banco e desmarquei a opção mostrar valores repetidos mas os valores coninuam se repetindo
=[
tenho q fazer mais alguma coisa?

tem como inserir mascara no ireport?
tipo mascara para data como fazemos em java?

1 - Ele imprimiu os ra’s repetidos?

2 - Selecione o objeto, clica com o botão direito e va em field pattern (segundo de cima pra baixo no menu de contexto) :smiley:

Update: Ele tem uns padrões prontos lá e um editor de padrão muito prático, mas também tem como você colocar seu NumberFormat {…} no field expression ^^

1-eu to so testando mas não estou imprimindo tipo mesmo que apareça valores repetidos quando eu testo o relatorio se eu desmarcar a opção de imprimir valores repetidos,eles não vão ser impressos?se for isto tudo bem

2-ali em propriedades do campo de texo tem a opção de criar os modelos,mas tipo tem como eu so deixar a masara da data que eu criei e imprimir so ela sem nenhum conteudo?é q agora qnd eu excuto se eu nao coloco nada na expressao do campo quand eu rodo o relatorio aparece null
obg