Ajuda com ireport

24 respostas
P

ola,
estou tentando fazer uma folha de chamada no ireport e gostaria de saber se tem como criar uma folha quadriculdada…tipo com linhas horizontais eu consegui fazer usando a ferramenta retangulo mas como posso inserir linhas verticais e quadricular a folha?
ou alguém sabe como eu faço para usar distinct no ireport é que eu estou tentando criar uma chamada por disciplina dai só vem os alunos que estão relacionados com ela no banco até ai tudo bem o problema é que vem varias vezes os mesmos nomes dos alunos que fazem aquela disciplina tem como cada nome aparecer uma vez só?
obrigada
=)

24 Respostas

drsmachado

A opção distinct pode ser inserida na query do iReport. Depois disso, basta apenas preencher o relatório…

P

tentei inserir o distinct no codigo do database mas acho que inseri no lugar errado
tipo meu codigo la este:

SELECT aluno.`nome` AS aluno_nome, aluno.`Id` AS aluno_Id, t.`turma` AS t_turma, aluno.`turma` AS aluno_turma, disc_turma.`materia` AS disc_turma_materia, disc_turma.`turma` AS disc_turma_turma FROM `t` t INNER JOIN `aluno` aluno ON t.`turma` = aluno.`turma` INNER JOIN `disc_turma` disc_turma ON aluno.`turma` = disc_turma.`turma`
eu tentei o seguinte:

SELECT aluno.`nome` AS aluno_nome, distinct aluno.`Id` AS aluno_Id, t.`turma` AS t_turma, aluno.`turma` AS aluno_turma, disc_turma.`materia` AS disc_turma_materia, disc_turma.`turma` AS disc_turma_turma FROM `t` t INNER JOIN `aluno` aluno ON t.`turma` = aluno.`turma` INNER JOIN `disc_turma` disc_turma ON aluno.`turma` = disc_turma.`turma`
onde eu insiro o distinct?tipo eu nao quero que se repita o aluno id
mto obg
=)

drigo.angelo

Na paleta tem uma opção de linha… coloca ela entre as colunas, no Detail e no mesmo alinhamento no Collumn Header

drigo.angelo

Qual sgbd você utiliza?

No postgresql por exemplo você coloca select Distinct on

drsmachado

No final da instrução SQL, depois de INNER JOIN `disc_turma` disc_turma ON aluno.`turma` = disc_turma.`turma` DISTINCT

P

hmm
nao tinha visto esta opção :oops:
ta eu coloco no final da instrução então
=|
so um minuto vou arrumar la

P

bah coloquei o DISTINCT no final do codigo mas dai meu relatório nao apareceu :shock:
o q eu fiz errado,tipo eu coloquei apos o fim do cod como tu disseste
=(

drsmachado

Não apareceu?
Tenta então SELECT DISTINCT

P

tentei usando SELECT DISTINCT dai o relatorio aparece mas os valores continuam se repetindo
=(

P

consegui desenhar as linhas e fazer os quadrinhos usando a ferramenta linha
obg
mas ainda nao consegui resolver o problema com os valores repetidos que vem do banco parece que o select distinct nao funciona
=[

drigo.angelo

Eu acho que no próprio iReport tem uma opção de não imprimir valores repetidos, vou conferir aqui…

drigo.angelo

Isso mesmo, vai lá no seu relatório, no campo que não pode repetir (nome é meio inseguro, vai que tem 2 alunos com o mesmo nome, já aconteceu isso comigo, tinha um colega de sala com o mesmo nome :!: ) e vai na aba propriedades tem um check print repeated values, e é só você desmarcar :stuck_out_tongue:

P

obg!!
:lol:

P

esqueci de perguntar é propriedades do relatorio esta aba?ou de alguma banda especifica?
:slight_smile:

drigo.angelo

Voce seleciona o campo no relatório e vai nas propriedades dele

P

eu selecionei o campo de texto que recebe o ra do banco e desmarquei a opção mostrar valores repetidos mas os valores coninuam se repetindo
=[
tenho q fazer mais alguma coisa?

P

tem como inserir mascara no ireport?
tipo mascara para data como fazemos em java?

drigo.angelo

1 - Ele imprimiu os ra’s repetidos?

2 - Selecione o objeto, clica com o botão direito e va em field pattern (segundo de cima pra baixo no menu de contexto) :smiley:

Update: Ele tem uns padrões prontos lá e um editor de padrão muito prático, mas também tem como você colocar seu NumberFormat {…} no field expression ^^

P

1-eu to so testando mas não estou imprimindo tipo mesmo que apareça valores repetidos quando eu testo o relatorio se eu desmarcar a opção de imprimir valores repetidos,eles não vão ser impressos?se for isto tudo bem

2-ali em propriedades do campo de texo tem a opção de criar os modelos,mas tipo tem como eu so deixar a masara da data que eu criei e imprimir so ela sem nenhum conteudo?é q agora qnd eu excuto se eu nao coloco nada na expressao do campo quand eu rodo o relatorio aparece null
obg

drigo.angelo

Então, pra não aparecer null, tem a opção Blank when null :smiley:

Acho que se você clicar com o botao direito > Edit expression, e colocar algo do tipo:

também pode dar certo (nunca tentei, mas acho que funfa)

P

:lol:
obg

P

olha so tentei inerir esta expressão

mas da o errofield not found,o que eu tenho q colocar no campo field?
bah eu to att cm vergonha d perguntar mas eu estou começando a usar o ireport
obg pela ajuda

drigo.angelo

Você tem que colocar o nome do campo, que coincide com o nome da coluna que sua consulta retorna !

P

hmmm
entendi
obrigada :smiley:

Criado 8 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 9 de fev. de 2011
Respostas 24
Participantes 3