Ajuda com Jasperreport + Ireport

pessoal, boa noite,
tenho o ireport 3.7.4 e achei na net este código:

public void montaRelatorio(Mensalidade mensalidade){   
    try{   
        HashMap<String, String> atributosRecibo = new HashMap<String, String>();   

atributosRecibo.put("valor", "teste");   

ArrayList<HashMap<String, String>> recibos = new ArrayList<HashMap<String, String>>();    
        recibos.add(atributosRecibo);

JRMapCollectionDataSource collection = new JRMapCollectionDataSource(recibos);   

JasperPrint relatorio = JasperFillManager.fillReport("/home/leandro/Matriculas.jasper", new HashMap(), collection);   
        JasperExportManager.exportReportToPdfFile(relatorio, "/home/leandro/ReciboTeste.pdf");     

java.awt.Desktop desktop = java.awt.Desktop.getDesktop();     
   desktop.open(new File("/home/leandro/ReciboTeste.pdf"));    

}catch (Exception e) {   
        e.printStackTrace();   
}   
} 
}

o local do arquivo jasper eu fiz para testar, eu ja fiz um relatorio e funcionou, porem no tutorial que eu tenho, eu configuro o relatorio buscando dados em um banco de dados, agora eu gostaria que emitisse somente um relatorio de pagamento, o cliente paga a mensalidade, ai sai o comprovante pelo ireport e imprime, mas como eu faria este arquivo .jasper funcionando sem buscar dados do banco de dados??

agradeço a todos.

Olá colega,

Você pode usar como datasource o JRBeanCollectionDataSource. Procure no google por esta palavra que você encontrará muita explicação sobre o assunto (gostaria de escrever mais, mas meu tempo é muito reduzido, desculpe).

Outra solução é passar os dados que você deseja como parâmetros de relatório (no hashmap).

Boa sorte

Outra solução é passar os dados que você deseja como parâmetros de relatório (no hashmap).

ja nao é feito isso nao?

e tipo, como ficaria o arquivo .jasper para funcionar dessa forma??

abraço e obrigado pela ajuda

O que a sua conexão ao banco de dados fornece é uma lista com dados.
Esta lista não precisa vir do banco, pode ser criada por você. Se você só quiser utilizar parâmetro, você pode passar a lista vazia.

Talvez eu não tenha entendido a sua dúvida.

Abraço

Não cara! eu que nao expliquei direito… eu sou iniciante, por isso que nao estou entendendo oq quer dizer.

a minha dúvida é, eu vou ter que criar no ireport um arquivo .jasper para sair este parametro: atributosRecibo.put(“valor”, “teste”);

como eu faria esse arquivo no ireport?

Você sempre precisará de um arquivo .jasper.

Abraço.

eu sei que eu precisarei do arquivo .jasper, mas nao sei cria-lo no ireport, como seria um arquivo de teste .jasper para essa minha classe funcionar?