Olá a todos. Estou tentando fazer um wordpad e estou usando JTextPane. Só que já procurei no site da sun, aqui no forum, e não encontrei nada que me explicasse como eu faço para editar uma area selecionada do mesmo. Pra pegar a area selecionada, blz… é só usar um “getSelectedText()”. Mas e como eu faço para dar a essa area selecionada uma cor azul, fonte Courier, e deixar itálico e negrito por exemplo? no site da sun, tem um exemplo, e eu vi, só q eu não entendi o porquê que foi usado alguns métodos.
Resumindo… alguém poderia me dar 1 link de algum tutorial + detalhado, ou me explicar como eu posso atribuir outras fontes, cores, estilos ao meu texto (selecionado ou não)? Porque eu não entendi como faz o esquema de muda as caracteristicas do texto direito. Ta certo que eu poderia pega no site da sun, copia aquela parte do código no meu, e usa… mas eu não acho legal faze isso, pq ai eu não aprendo como foi feito, e se eu precisa faze isso alguma outra vez, vou ter que pega copia e cola de novo, e sem aprende como foi feito de novo!!
ah… e com JTextPane eu consigo aumentar/diminuir o tamanho do texto selecionado?
Também tive (e ainda tenho) essa dúvida. Estou utilizando o seguinte método que supre minhas necessidades:
public synchronized void insereCor(String s,Color c)
{
if(!adicionando)
try
{
adicionando = true;
StyleContext sc = StyleContext.getDefaultStyleContext();
AttributeSet aset = sc.addAttribute(SimpleAttributeSet.EMPTY,
StyleConstants.Foreground, c);
//Insere o texto formatado
int len = tTexto.getDocument().getLength();
tTexto.setCharacterAttributes(aset, false);
tTexto.setCaretPosition(len); // Posiciona o marcador no final
tTexto.replaceSelection(s); // Como não existe seleção, insere no final.
}
catch(Exception e)
{
System.out.println("Erro ao adicionar texto!");
}
finally
{
adicionando = false;
}
}
VLW!!! Kknd. o código que você me passou, funciona, e não funciona apenas com Cores. Funciona também para negrito, italico, tipos de fontes, tamanhos… etc. Também consegui com esse seu código unir varias formatações ao mesmo tempo. Com isso, eu já consegui monta uma tela de formatação.
Agora, tenho outras 2 dúvidas: como eu faço para saber a formatação do texto selecionado?
e como eu faço para salvar aquele texto formatado, de modo que quando eu abra ele de novo, seja nesse programa, seja no wordpad, ele abra com a formatação que eu escolhi??
PS: eu sei como faço para gravar arquivos de texto simples. Muda muita coisa?