Ajuda com KeyListener/KeyStroke

4 respostas
C

Olá pessoALL,

Estou começando a programar em Swing e estou tendo muita dificuldade…
Minha aplicação trabalha com informações de um arquivo XML onde o usuário seleciona tal arquivo após clicar em um botão que abre um ‘JFileChooser’… depois de ter escolhido o arquivo, seu caminho absoluto é exibido em um ‘JTextField’… até aí tudo bem… só que me deparei que o usuário pode digitar o caminho do arquivo diretamente no ‘JTextField’(sem clicar no botão que abre o ‘JFileChooser’) e é aí que está o problema…
Esse caminho, juntamente com o nome e a extensão do arquivo, deve ser válido para que eu possa habilitar outro botão…
Minha dúvida:
Vou ter que implemetar um ‘KeyListener’, Ok?
Terei que usar KeyStroke? (para ações do tipo: CTRL+V)

Alguém tem algum link? um exemplo? enfim… alguma dica/ajuda?

Obrigado.

4 Respostas

ViniGodoy

Você pode usar um KeyListener ou um DocumentListener mesmo.

O KeyStroke você usa caso queira capturar teclas em sua aplicação, mesmo que o componente em questão não tenha o foco. Para informações sobre o KeyStroke veja:
http://www.guj.com.br/posts/list/47289.java#258583

Para implementar um KeyListener você faz:

getJTextField().addKeyListener(new KeyAdapter() { public void keyTyped(KeyEvent e) { getJButton().setEnabled(caminhoValido(getJTextField().getText()); } }):

Estou assumindo aqui que existe a função “caminhoValido()” em algum lugar da sua classe, que validará o caminho e que o método getJTextField() retorna o seu JTextField.

Só tome cuidado que o método KeyTyped não é disparado se o usuário usar o ctrl+C, ctrl+V. Se quiser se precaver disso também, considere o uso de um DocumentListener.

C

Caro ViniGodoy,

Acho que eu não consegui ser claro com o meu problema…
O ‘textField’, de início, já é habilitado(Enable)…