Ajuda com Markdown!

Estou iniciando no curso técnico em informática e tá foda…
Além da disciplina tem muitas coisas paralelas que o professor sonha que a gente já veio sabendo sabe…
Uma dessas coisas é essa tal de linguagem Markdown que eu e aposto que muitos outros desconheciam…
temos que fazer um glossário com comandos Linux e suas funções , tipo colocando a função basica e depois as suas variantes, nas variantes temos que colocar tipo um titulo escrito
parâmetros com : antes e depois assim olha >> :parametros:
a palavra parametros com dois pontos antes e depois e eu não sei o que to fazendo de errado …
era para acontecer algo ? é que na pre visualização fica da mesma forma , nada muda…

O markdown está presente aqui no GUJ, no Github e muitas outras plataformas, é simples e ao mesmo tempo muito eficiente.

Exemplo:

Linux e suas funções

Procurar PID de uma porta ativa

sudo netstat -lpn |grep numero_da_porta

Comando utilizado:

# Linux e suas funções
>##### Procurar PID de uma porta ativa
>> sudo netstat -lpn |grep *numero_da_porta*

Ou então uma tabela:

Função Comando Status
Procurar PID de uma porta específica sudo netstat… :white_check_mark:
Criar nova pasta mkdir nome_da_pasta :white_check_mark:
Hackear o Presidente da Republica hack_president_brazil :x:

Comando Utilizado:

| Função | Comando | Status  |
| ------------- |:-------------:| -----:|
| Procurar PID de uma porta específica | sudo netstat... | :white_check_mark: |
| Criar nova pasta      | mkdir nome_da_pasta      |   :white_check_mark: |
| Hackear o Presidente da Republica | hack_president_brazil      |    :x:  |

Eu não entendi bem qual seria a marcação que vc ta querendo, então tenta dar uma olhada nesses sites abaixo pra entender como funciona a sintaxe

https://github.com/adam-p/markdown-here/wiki/Markdown-Cheatsheet.
https://www.markdownguide.org/basic-syntax/.

No Markdown - pelo menos nos sites que uso - não tem nenhuma sintaxe específica para uma palavra entre :, então :palavra: vai ser renderizado exatamente da mesma forma, veja:

:palavra:

A não ser que a plataforma que você esteja usando tenha alguma extensão específica que faz ou deveria fazer algo diferente para esses casos.

Ou seja, o que exatamente você está tentando fazer, em qual programa/engine/sistema/plataforma está colocando o Markdown e qual deveria ser o resultado?


Dito isso, eu sugiro que desde já comece a dar uma estudada no Markdown, pois ele é muito utilizado hoje em dia, nas mais diversas ferramentas e sites (inclusive aqui no GUJ, tudo que você escreve na caixa de texto é em Markdown, e o site depois converte para HTML).