Ajuda com mascaras

4 respostas
F

Ola pessoal, preimeiramento gostaria de parabenizar a todos qua aqui participam do forum. Afinal precisamos muito de vocês. Estou começando agora em java na faculdade e la o ensino é superficial. Ainda não tenho condições de fazer um curso e nem disponibilidade financeira.

Estou com um problema, estou fazendo um trabalho para faculdade e queria muito usar mascaras em JTextField ou JFormattedTextField, tanto faz.
Para utilizar CPF, DATA, CEP, SO NUMERO. Então se algum puder me ajudar.

Detalhe: Não estou usando nada dinamicamente, tudo atraves da interface do netbeans, ou seja, preciso muito de saber passo a passo, como criar se é uma classe separada o JFrame ou junto. Como eu chamo o metodo criado ou a classe.

Porque ja encontrei milhares de exemplos, muitos, muitos. Mas todos so ensina criar dinamico outros ja falam por cima mas nao ensina passo a passo, outros so postam um link que leva ao site sun para mostrar como funciona e la entendi mesnos ainda.
Peço que me desculpem por pedir demais é que essa linguagem para mim é nova e parece muito interessante, porem ja estou começando a desanimar quase tudo é na unha (ate q isso vai bem) o duro é nao encontrar tutoriais passo a passo (mas é passo a passo mesmo) que ensinam cada degrau q devo percorrer ate chegar no resultado final. O meu muito obrigado a todos.

4 Respostas

A

Método criar máscaras:

public void Mascaras(){

try {

//Mascara CEP
            MaskFormatter MascaraCEP = new MaskFormatter("#####-###");
            MascaraCEP.setOverwriteMode(true);
            MascaraCEP.setPlaceholderCharacter('0');
            MascaraCEP.install(jffCEP); // jffCEP é o JFormattedTextField

} catch (ParseException ex) {
            ex.printStackTrace();
        }

}

o mesmo serve para qualquer mascára, daí você seta esse método onde te interessar talvez no evento open do JFrame ou ao dar focus no componente.

Abraço.

F

amgarcia !!!

Muito, muito, muito, muito obrigado. Simplismente sensacional, perfeito. Com um pequeno codigo resolveu meu problema. Sinceramente a minha eterna gratidao é exatamente isso que eu queria ja testei e deu tudo certinho do jeitinho que eu quero.

Que Deus te abençoe e lhe proporcione todas as vitorias possiveis e sonhados por voce…

MUITO OBRIGADO…

amgarcia:
Método criar máscaras:

public void Mascaras(){

try {

//Mascara CEP
            MaskFormatter MascaraCEP = new MaskFormatter("#####-###");
            MascaraCEP.setOverwriteMode(true);
            MascaraCEP.setPlaceholderCharacter('0');
            MascaraCEP.install(jffCEP); // jffCEP é o JFormattedTextField

} catch (ParseException ex) {
            ex.printStackTrace();
        }

}

o mesmo serve para qualquer mascára, daí você seta esse método onde te interessar talvez no evento open do JFrame ou ao dar focus no componente.

Abraço.

fabim

procure no forum ou no google por InputVerifier
JFormattedTextField é um lixo, na minha opinião

A

Bom dia flaviog, eu uso este método com o jFormattedTextField pois com jTextField não tem suporte pra máscara da forma como te passei.

Abrass.

Criado 13 de novembro de 2007
Ultima resposta 14 de nov. de 2007
Respostas 4
Participantes 3