Ajuda com maven

Oi gente, estou querendo iniciar um projeto com maven, mas não entendo nada sobre maven =S, chique né. Alguém tem alguma indicação de material que eu possa estar procurando para estudar? E o mais importante ^^, alguém pode me responder essas perguntas sobre o maven?

1a. - O Maven serve como controle de versão?
2a. - Partindo de um projeto netbeans configurado com maven, eu consigo jogar os arquivo do netbeans direto para o servidor web a medida que eu for construindo o projeto?

eu normalmente utilizo o git para fazer o controle de versão com o eclipse, mas a estrutura do workspace do eclipse me permite jogar os arquivos diretamente na pasta da web do tomcat e funcionar, se eu tentar fazer isso com o netbeans eu quebro a cara, já que a estrutura formada na pasta do projeto é completamente diferente.

1 - O maven não trabalha de maneira semelhante ao git/svn. Você ainda precisará do git.
2 - O maven permite que você gere o war diretamente, podendo, assim, enviar ao tomcat para deploy.

Obrigado pela resposta drsmachado, mas no cado eu tenho que enviar o build feito, e não o war =S