Ajuda com o corba

Oi pessoal
Sou meio novo em sistemas distribuidos, eu fiz uma aplicação cliente / servidor com rmi, onde o servidor gerenciava listas dos clientes (listas que podem ser qualquer coisa, portanto, os dados dessas listas são do tipo Object em java). Agora estava tentando converter essa aplicação com corba (mesmo sendo o cliente e o servidor em java, eu quero aprender corba).

Vocês podem me indicar algum tutorial em portugues que ensina a programar a IDL? Um tutorial em Ingles é meio dificil de entender ja que eu to começando, eu queria pelo menos entender o basico.

O mapeamento de tipos como string, int etc, ja fiz e deu certo, porem alguns métodos do meu objeto distribuido retornam ou recebem como parametro um objeto do tipo Object no java (por exemplo um busca na lista que vai retornar um Object, ou uma insercao que vai inserir um Object), porem não sei como mapear isso na IDL. Eu fiz um teste colocando o tipo Object na IDL, e ele me gerou a interface com o tipo org.omg.CORBA.Object, então alterei todo meu objecto distribuido para esse objeto do corba, porem ai da erro na minha aplicação cliente, que estava esperando o retorno de um tipo Object do java, se eu mudar para o tipo org.omg.CORBA.Object, não vou poder transformar novamente no meu tipo inicial (Cliente, Pessoa, etc, objeto da classe que foi inserido na lista)

Vocês podem me dizer como eu faço isso funcionar?

Oi

luBS, seja bem vindo ao PJ :):):):slight_smile:

Olha, um tutorial bem legal tu encontra no link abaixo, mas é em inglês tb

http://www.javaolympus.com/J2SE/NETWORKING/CORBA/CORBAIDL.jsp

T+