Ajuda com o Hello World do JNI [Resolvido]

14 respostas
oddy.silva

Bom dia pessoal. Eu tô precisando de um tutorial de JNI, pode ser um e-book, artigo acadêmico ou afins. Antes que alguém pergunte, aqui na empresa tem um proxy e eu não posso fazer downloads, logo, a busca no Google não adianta nada nesse caso.
Se alguém puder enviar por email pra mim, agradeço.

14 Respostas

T

http://nano.xerox.com/mtvjug/jni.ppt
http://java.sun.com/docs/books/jni/download/jni.pdf

oddy.silva

Bacana, baixei as apostilas e tal, mas fui fazer o meu Hello World! e deu pau.
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar, já que estou aprendendo o JNI agora.
Passo a passo vou descrever e mostrar o que fiz.

1 - Código em java

class HelloWorld {
    private native void print();
    public static void main(String[] args) {
        new HelloWorld().print();
    }
    static {
        System.loadLibrary("HelloWorld");
    }
}

2 - Gerei o .class

javac HelloWorld

3 - Gerei o .h

javah -jni HelloWorld.class

4 - Editei meu arquivo em C

#include <jni.h>
#include <stdio.h>
#include "HelloWorld.h"
JNIEXPORT void JNICALL
Java_HelloWorld_print(JNIEnv *env, jobject obj)
{
    printf("Hello World!\n");
    return;
}

Daí digitei no meu terminal do Linux, para gerar o .so:

cc -G -I/opt/jdk1.6.0_1/include -I/opt/jdk1.6.0_1/include/linux HelloWorld.c -o libHelloWorld.so

Daí recebi a seguinte mensagem de erro:

HelloWorld.c:1:17: error: jni.h: Arquivo ou diretório inexistente
In file included from HelloWorld.c:3:
HelloWorld.h:15: error: expected ?=?, ?,?, ?;?, ?asm? or ?__attribute__? before ?void?
HelloWorld.c:5: error: expected ?=?, ?,?, ?;?, ?asm? or ?__attribute__? before ?void?

Eu gerei um .so pq estou no Linux. Parece que está dando pau no Import do jni, no meu arquivo em C. Alguém tem alguma idéia do que está acontecendo?

T

Hum… você tem um arquivo jni.h nesses diretórios especificados com -I ? tem certeza que é /opt/jdk1.6.0_1 não /opt/jdk1.6.0_01 ?

oddy.silva