Ajuda com paginas web

Boa noite Galera,

Fiquei pensando qual titulo colocar nesse post…
Bom o que estou precisando é de um manual, apostila ou dica de livro onde possa aprender a fazer páginas mais bonitas, mais fáceis de usar, coisas assim.

Explicadando melhor, estou desenvolvendo meu TCC de uma pós que terminei, estou usando JSF, Jboss seam, EJB, JBoss AS e paginas xhtml.

Na implementação da parte de regras e a integração com as páginas o Seam é uma mão na roda.

Agora o que não sei fazer é criar páginas !
Acaba ficando só no básico: campos para digitação, combos, tables, etc.

Por exemplo, eu queria criar um menu daqueles na vertical que ficam só com os tópicos principais aparecendo e quando o usuário clica abre outras opções, queria fazer aquelas abas, como nos sites e compras da maioria das lojas, onde em cada aba tem uma categoria de produtos.

Resumindo, onde posso aprender isso ? Descobrir as opções que JSF, Richfaces, etc me oferece, e claro, aprender a como fazer.

Valeu.

[]s

Você pode encontrar o que está precisando aqui http://livedemo.exadel.com/richfaces-demo/richfaces/inplaceInput.jsf?c=inplaceInput

Nestes demos você verifica o comportamento do componente e um exemplo de como implementá-lo.

Para deixar suas páginas mais “alegres” sugiro que você busque algum tutorial de .css, e dedique algum tempo para entendê-lo.

Dica: Quando fiz o meu TCC também precisei deixar o sistema com uma cara mais apresentável. Eu utilizei as cores do Google, e acabou ficando bem amigável. Se vocÊ utilizar o Firefoz e instalar o plugin Firebug, vocÊ consegue facilmente identificar as cores utilizadas em outros sites.

Boa noite Galera,

betounisul

Valeu pelas dicas !
Agora, perdoe-me a ignorância, mas o que exatamentes são essas core´s de outros sites ?

Obrigado !

[]s

1.º Os design utilizam CSS para mudar a aparência dos sistemas, quando falei “as cores” me referi a aparência mesmo.

1. Acredito que seja natual um desenvolvedor Java não ter aptidões para criar páginas “bonitas” e acredáveis para o usuário. Geralmente as empresas possuem uma equipe que cuida da implementação das regras de negócio do sistema e outra equipe de designs que cuidam da aparência do sistema.

2. No meu caso, quando fiz o TCC, conhecia pouco de CSS e não conseguia imaginar que cores utilizar nos painéis, menus, etc. Então, utilizei como base as cores do Google.

Boa noite Galera,

Você quis dizer CORES e não CORE´s ?

Achei que fosse CORE, sei algum tipo de pacote de CSS padrão que eles utilizassem…

[]s

Eu quiz dizer cores de “COR” mesmo.

Boa noite Galera,

No meu caso esta ficando com a cara que o JBoss provê através dos seus templates.

Tem como mudar isso usando xhtml ?

[]s

Está usando o RichFaces? Se sim, dá para mudar o template dele sim. Dá um olhada na documentação do Richfaces que mostra como alterar o template (usando CSS).

1.º Os design utilizam CSS para mudar a aparência dos sistemas, quando falei “as cores” me referi a aparência mesmo.

1. Acredito que seja natual um desenvolvedor Java não ter aptidões para criar páginas “bonitas” e acredáveis para o usuário. Geralmente as empresas possuem uma equipe que cuida da implementação das regras de negócio do sistema e outra equipe de designs que cuidam da aparência do sistema.

2. No meu caso, quando fiz o TCC, conhecia pouco de CSS e não conseguia imaginar que cores utilizar nos painéis, menus, etc. Então, utilizei como base as cores do Google. [/quote]

Concordo com você. normalmente se tem uma equipe para cuidar do design das paginas…