Preciso fazer uma consulta que retorne o preco de um produto em diversos fornecedores e gostaria da ajuda de voces… Por exemplo, dado um produto, listar o fornecedor e o valor… To aprendendo agora SQL… Peguei o livro Use a Cabeca SQL mas no ta saindo nada
Me falaram que eu terei que usar uma sub consulta… Alguem sabe como faz ?
BrunoFurtado
As tabelas Produto e Fornecedor estão sem chaves primárias, acredito que vc retirou as contraints PK pois ambos tem a virgula após o último campo.
Incluindo as PKs na tabela, cria-se as FKs na TABELA_CUSTO e é víavel realizar os joins.
A tabela Produto esta com o campo “nomeForcecedor” e não “nomeFornecedor”.
o problema era o Forcecedor mesmo… deu certo agora…
eu nao sabia que podia colocar mais de uma tabela como argumento para o From… Tava pensando que teria que usar uma especie de subconsulta…
Mas valeu mesmo… muito obrigado…
douglasmorais
Bruno, sem querer abusar cara… soh para exemplo… se eu quisesse pegar o Sum de um campo numerico, como eu faria ? pelo resultset tambem ?
BrunoFurtado
Opa,
Não sei mto bem qual teu objetivo, mas segue duas opções.
-- somando valores de apenas um produtoSELECTp.nomeProduto,f.nomeForcecedor,SUM(tc.valorProduto)FROMprodutop,fornecedorf,tabela_custotcWHEREtc.idProduto=p.idProdutoANDtc.idFornecedor=f.idFornecedorANDp.nomeProduto='sabao';-- somando os valores de todos os produtos individualmente para comparativoSELECTp.nomeProduto,SUM(tc.valorProduto)FROMprodutop,fornecedorf,tabela_custotcWHEREtc.idProduto=p.idProdutoANDtc.idFornecedor=f.idFornecedorGROUPBYp.nomeProduto;
E por ai vai…
BrunoFurtado
Isso…
Pega pelo ResultSet sim…
Vc pode criar um alias para o campo e chama-lo la no Java, assim como “CODIGO_VENDA”.
Ou pode pegar os resultados atraves do numero da coluna…