Ajuda com parametros e JSTL

Senhores, estou a desenvolver um sistema que vai reee-vo-lu-cionaaar a internet, trata-se de uma agenda de contatos online,
Por enquanto tenho aqui uma tabela de usuarios e uma tabela de contatos, aonde em contatos o campo con_userid se relaciona com o id da tabela usuarios.
Então o usuário vai logar e receber uma lista de seus contatos, a lista que ele vai receber será dada a partir da clausula:

String sql = "select * from contatos where con_userid = " + userId; //recebe o parametro do metodo getLista

o método getLista fica assim:

public [b]List<Contato> getLista(int userId)[/b] {

String sql = "select * from contatos where con_userid = " + userId;
		List<Contato> contatos = new ArrayList<Contato>();
		try {
			PreparedStatement stmt = this.connection.prepareStatement(sql);
			ResultSet rs = stmt.executeQuery();
			while (rs.next()) {
				Contato contato = new Contato();
				//código que popula contato
			}
			rs.close();
			stmt.close();

} catch (SQLException e) {
			e.printStackTrace();
		}
		return contatos;
	}

perceba que o método recebe um parametro, que é o Id do usuário logado, então na hora de exibir a lista eu vou receber via post o id do usuário logado e através de JSTL enviar para o método getLista, a parte que nos interessa agora do lista-contatos.jsp ficou assim:

<c:forEach var="contato" items="${dao.lista}" >

Eu sei que o id do usuario pode ser acessado simplesmente com ${contato.user_id}
mas como eu envio para o getLista o id do usuário? sei que JSTL nao envia parametro, mas nao consigo enxergar como faze-lo de outra forma. Agradeço desde já sua grande ajuda.

acontece que estou utilizando JSTL para exibir a lista de contatos

Eae Renan, tudo bem?

Bom, após listar os usuários do banco e armazena-los em um List de Contatos, vc precisa passar esse List para sua página…
no caso, coloca-la no em algum escopo: request, session, application ( e outros dependendo da tecnologia que vc está utilizando)…

Só após fazer isso vc vai conseguir iterar com o <c:forEach …

[]'s!

puxa vida… agora estava lembrando de algo, logins são tratados com session mesmo né, acho que minha lógica está errada. Vou pensar bem no assunto e volto neste post pode ser? por enquanto já muito obrigado.

De preferência utilize request.

Quanto mais session vc utilizar mais vc irá ocupar a memória do seu servidor.

E isso não é bom! [=

Vem cá… por acaso este escopo o qual você se refere tem a ver com JSF? por que inda nao sei nada de JSF, conheço um pouquinho de struts e hibernate mas neste projetinho estou usando somente servlets e jsp, formando um mvc “caseiro” baseado na apostila da Caelum.

Não não.

Request/Session/Application Context

Faz parte de qualquer servidor. Faz parte da especificação web.

Ta legal… vou ver direitinho aqui por enquanto obrigado novamente, fica com Deus parceiro.

parceiro, nao consegui chegar numa conclusão decente sobre escopos para me auxiliar neste problema, então vou tirar a implementação de login temporariamente, terminar a parte visual do projeto e etc, logo mais volto pra fazer um esquema legal de login, brigado mesmo assim, fique com Deus.