Olá, esse eh meu segundo topico aqui no forum, to no começo de orientação a objetos em java, mas to meio perdido com alguns itens…
Na hora de criar um metodo, to aprendendo a ter o seguinte modelo:
public/private tipo(int/string…) nomeMetodo (tipo parametro, tipo parametro)
A minha confusão é o que seria o tal parametro, as vezes nao se usa ele, e se mantem os () vazios, outras vezes se usa, mas não entendo o que influenciam, exemplo:
public void deposita(float valor){
saldo = saldo + valor;
aí temos um metodo de um objeto conta corrente onde o usuario pode depositar um valor a conta. A variavel saldo foi declarada la no começo do programa, mas o que seria o parametro VALOR? como ele funciona? em que ele influencia dentro do metodo?
aqui um outro exemplo:
public void setNumerador(int n){
numerador = n;
um metodo set para a variavel numerador, usa-se o parametro “n” do tipo inteiro, daí se faz numerador recebe n. Tá, mas o que isso muda? Daí ja aproveito para tirar uma duvida de set, na classe onde vou testar os metodos na hora de criar o objeto “fracao”, por exemplo, eu peço para o usuario digitar o numerador e o denominador de dois objetos fracao, mas nessa classe nenhuma vez se chama o metodo setNumerador, entao ele foi colocado na classe onde estão os metodos pq pode ser utilizado no futuro ou ele nao precisa ser chamado?
eu notei que os metodos que contem parametros especificos, são ‘void’, seria pq ele nao retorna valores?
aproveitando o topico, o metodo “tostring” serve para definir a forma como será mostrado os resultados do programa para o usuario?
eu sei q sao varias duvidas, mas realmente to muito confuso quanto a esses assuntos, se alguem puder me ajudar, nem que seje em apenas uma duvida, já fico mto agradecido
só tentem usar uma linguagem bem iniciante, eu to no primeiro mes de ciencia da computação… 
valeuuu