Ajuda com parametros

7 respostas
G

Olá, esse eh meu segundo topico aqui no forum, to no começo de orientação a objetos em java, mas to meio perdido com alguns itens…

Na hora de criar um metodo, to aprendendo a ter o seguinte modelo:
public/private tipo(int/string…) nomeMetodo (tipo parametro, tipo parametro)

A minha confusão é o que seria o tal parametro, as vezes nao se usa ele, e se mantem os () vazios, outras vezes se usa, mas não entendo o que influenciam, exemplo:

public void deposita(float valor){
      saldo = saldo + valor;

aí temos um metodo de um objeto conta corrente onde o usuario pode depositar um valor a conta. A variavel saldo foi declarada la no começo do programa, mas o que seria o parametro VALOR? como ele funciona? em que ele influencia dentro do metodo?

aqui um outro exemplo:

public void setNumerador(int n){
    numerador = n;

um metodo set para a variavel numerador, usa-se o parametro “n” do tipo inteiro, daí se faz numerador recebe n. Tá, mas o que isso muda? Daí ja aproveito para tirar uma duvida de set, na classe onde vou testar os metodos na hora de criar o objeto “fracao”, por exemplo, eu peço para o usuario digitar o numerador e o denominador de dois objetos fracao, mas nessa classe nenhuma vez se chama o metodo setNumerador, entao ele foi colocado na classe onde estão os metodos pq pode ser utilizado no futuro ou ele nao precisa ser chamado?

eu notei que os metodos que contem parametros especificos, são ‘void’, seria pq ele nao retorna valores?

aproveitando o topico, o metodo “tostring” serve para definir a forma como será mostrado os resultados do programa para o usuario?

eu sei q sao varias duvidas, mas realmente to muito confuso quanto a esses assuntos, se alguem puder me ajudar, nem que seje em apenas uma duvida, já fico mto agradecido

só tentem usar uma linguagem bem iniciante, eu to no primeiro mes de ciencia da computação… :stuck_out_tongue:

valeuuu

7 Respostas

G

aproveitando, mais uma duvida simples asuhahusha

o metodo construtor inicia todas as variaveis?

B

Opa fala cara…quantas dúvidas heim …hehe
Vamos começar pela última…o método construtor não necessariamente inicia todas as variáveis, ele só iniciará as que você ordenar, e fará isso pelos parametros que você passar pra ele…

Vamos aos parâmetros

public void deposita(float valor){ saldo = saldo + valor;
no método acima você utiliza a variável valor para incrementar o valor de saldo.O valor irá influenciar no método porque será ele que será utilizado para o calculo de quanto estará na conta do cliente após o depósito.

Na classe que vocÇe fala sobre receber um numerador e um denominador você so terá que testar para saber se o denominados é zero…por razões obvias uma divisão por zero não é aceitavel.

O método tostring() transforma seu parametro em uma String para que ele possa ser apresentado na forma de tal objeto.

Qualquer dúvida…so falar cara…estamos aqui pra ajudar

G

valeuu aih a ajuda

no caso do numerador, nao entendi bem a explicação, qual a utilidad do parametro nele? e o q isso tm a ver se ele for 0 ou nao? se cria ali a variavel n, e se atribui o numerador ao n, tá, mas e daí? o “n” nem é utilizado mais, foi atribuido pq? nao seria mais interessante apenas outro meio que nao seje void e pedir pra retornar o valor? daria no msmo, nao?

o tostring tb n ficou mto claro, hehe… parametro eh a variavel ou qdo ela recebe um valor, né?

qto ao primeiro caso eu entendi, valeu :lol:

G

podia usar exemplos tb, s n for mto encomodo, mas numa linguagem bem iniciante :stuck_out_tongue_winking_eye:

M

Opa,

Bom o construtor não inicia nenhuma variável, a menos que você o sobrescreva, porque ele está implícito na classe.

Quanto os parâmetros é bem simples: ao criar um método você define se há necessidade ou não de ter parâmetros, como você faz isto? Simples, pergunte a si mesmo, tenho que passar algum valor para ele? Bom aí você lista quais serão necessários, e coloque eles no cabeçalho do seu método.

Estas variáveis seguem algumas regras: seu ciclo de vida é apenas durante a execução do método e você pode sobrescrever uma variável global.

public class Teste{

private int x;

public soma(int x) {
this.x = x;
}
}

o this significa neste caso a variável global e a outra é a variável local.

:okok:

G

acho q entendi essa parte, dps vo dar uma estudada e ver s todos os casos se encaixam com a tua descrição, mto obrigado

qto a parte do metodo construtor, nós aprendemos colocando ele na classe, mas n sei quais valores seria o ideal colocar nele, ou isso n influencia em nada?

nesse exemplo, só temos a matricula no metodo construtor (inicializa)

nesse exemplo ja temos todas as variaveis…

daí q m pega asuhaus

valeuu

G

mais 3 duvidas simples

1)o tostring entao é pra definir como será impresso?

2)os metodos tm q ser colocados na ordem em q sao chamados na classe onde vou testar esses metodos (main)?

3)uma variavel na classe ond estão os metodos nao pode ser utilizada na classe onde fica a main né? lá elas tm q ser declaradas novamente? caso sim, podem ter outro nome entao? esse .this torna a variavel global soh pra aquela classe ou para a main tb?

vlwww

dsculpem minha ignorancia asuhhaus, é q eu pesquiso pesquiso e n acho resposta pra isso no google, tenho uns livros aqui, mas tb n esclarecem mto

Criado 15 de abril de 2007
Ultima resposta 16 de abr. de 2007
Respostas 7
Participantes 3