Estou precisando de uma ajuda em relação a configuração de banco de dados postgres,
eu estou migrando para este banco de dados, eu utilizava Firebird e estou querendo utilizar agora o postgres,
só que a minha duvida é como fazer ele funcionar em rede, já vi varios topicos e não estou conseguindo
configurar ele para funcionar em rede, alguem teria uma dica que eu poderia fazer essa conexão via rede do
postgres.
abs.
Olá edilsonon,
eu já utilizei o postgres a um tempo atraz e se eu não me engano a configuração padrão dele só permite que o localhost acesse ele.
você terá que configurar os IPs das maquina que você deseja acessar no arquivo pg_hba.conf.
Ex: adicione a seguinte linha no final do arquivo e ele ira permitir acesso para todos os IPs da rede 192.168.1.*:
host all all 192.168.1.0/24 md5
Espero ter ajudado.
UMC
edilsonon:
Olá pessoal,
Estou precisando de uma ajuda em relação a configuração de banco de dados postgres,
eu estou migrando para este banco de dados, eu utilizava Firebird e estou querendo utilizar agora o postgres,
só que a minha duvida é como fazer ele funcionar em rede, já vi varios topicos e não estou conseguindo
configurar ele para funcionar em rede, alguem teria uma dica que eu poderia fazer essa conexão via rede do
postgres.
abs.
Bom cara fiz um recentemente!
Muito simples assim você terá que editar um arquivo de configuração do PostgreSQL onde ele está instalado!
C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\8.2\data\pg_hba.conf
edite a paste onde estiver assim
# TYPE DATABASE USER CIDR-ADDRESS METHOD
# IPv4 local connections:
host all all 127.0.0.1/32 md5
host all all 10.1.1.100/32 md5
host all all 10.1.1.26/32 md5
o 1º host tem o IP 127.0.0.1/32 isto lógico Máquina local
o 2º 10.1.1.100/32 máquina local também mais ele usa o IP da rede
o 3º 10.1.1.26/32 máquina que fará o acesso a este Banco de dados
Obs: se quiser que todas os PCs acessem o Banco basta coloca o IP -> 0.0.0.0/0
Qualquer dúvida posta ai!
vlw
fabiomedeirosf
Olá edilsonon, boa escolha usar o postgres.
para habilitar sua conexão em rede, vc terá basicamente que editar 2 arquivos de configuração: postgresql.conf e pg_hba.conf;
No primeiro deles vc pode fazer o seguinte:
listen_addressess coloque * (para aceitar conexao de qq endereço ip)
No segundo:
adicione esta linha:
host BASE_DADOS all 0.0.0.0/0 md5
o all, significa permissao de acesso a todos os usuários, e o md5 irá requerer validação de senha.
Deve resolver.
edilsonon
Pessoal quanto a rede funcionou blz,
mais a minha duvida é que depois que eu compilei o aplicativo o drive do postgresql
nao funcionan mais dentro do netbeans ele funciona ou começa a dar o mesmo
erro que deu fora do netbeans, alguem pode me ajudar com isso.
vlw
UMC
edilsonon:
Pessoal quanto a rede funcionou blz,
mais a minha duvida é que depois que eu compilei o aplicativo o drive do postgresql
nao funcionan mais dentro do netbeans ele funciona ou começa a dar o mesmo
erro que deu fora do netbeans, alguem pode me ajudar com isso.