Ajuda com Programa e Banco de Dados

5 respostas
A

Boa tarde pessoal,

Eu estou criando um prog para uma clinica.

Eu tenho a opção Cadatro de Cliente e Marcar Consulta.

Em marcar consulta (botao criado em cadastro de clientes) eu queria que ele puxasse do cadastro de clientes alguns dados (Como: nome, tel, data nasc, entre outros) .

Mas eu tenhu que marcar data e hora da consulta.

Minha duvida é a seguinte:

Eu tenhu que criar um banco de dados (eu estou usando o access) para Marcar Consulta com todos os dados (nome, data , etc) ou eu so crio um banco para salvar somente os dados que eu inclui em marcar consulta(data e hora) ???

Grata

5 Respostas

WendersonLP

O bom seria você criar um banco de dados, onde neste banco contivesse as tabelas dos clientes e das consultas, ficaria mais fácil.

A

No caso vc esta sugerindo que na propria tabela de clientes que eu criei , ali mesmo entrasse a data e a hora da consulta???

E se este for o caso, mesmo que eu nao usasse esses campos no cadastro de clientes nao haveria problema?

Grata

S

Olha, eu não tenho muita experiência mas, acho que vc tem que criar uma tabela cliente e uma tabela consulta.
a tabela consulta se relaciona com a tabela cliente, entendeu?
acho que é isso

A

Boa noite …

Entao eu devo ter duas tabelas. ok!

Mas qd eu criar a tabela consulta, eu so coloco os campos data e hora paa serem salvos no banco???

E qdo eu puxar os dados da tabela de clientes?

Exemplo: em marcar consulta eu tenho : nome do paciente, data nasc, tel (que eu kero q puxe da tabela de clientes) e vou inserir data e hora da consulta.

Como eu faço isso???

Grata

nel

Olá.

Crie duas tabelas, Cliente e Consulta na qual vai haver uma relacionamento. Será um relacionamento de 1-n concorda? Um cliente pode marcar várias consultas mas uma consulta só pode ter um cliente, perfeito? Afinal, você não vai marcar dois clientes para o mesmo horário. Então você cria a tabela Cliente com os dados que deseja (nome, endereço…) e na tabela consulta você cria a data com o horário (isso é uma única coluna), e um campo que vai guardar a chave primária do Cliente (Seria a FK, chave estrangeira). Porque? Você marca uma consulta para um cliente, quando você inserir a chave primária do Cliente na tabela Consulta você vai estar dizendo que para aquela consulta, daquele dia e hora é para o Cliente x, quando for efetuar a consulta, busque a consulta que deseja, ela vai lhe retornar a chave primária do Cliente certo? Então, com a chave primária em mãos basta buscar o cliente e seus dados.

A chave do Cliente está na consulta porque você não precisa cadastrar um cliente e agendar uma consulta mas quando Cadastrar uma consulta precisa de um cliente certo? Tá ai a minha dica. :slight_smile:

Abraços.

Criado 28 de novembro de 2009
Ultima resposta 29 de nov. de 2009
Respostas 5
Participantes 4