Ajuda com programa simples

Pessoal, bom dia! Eu preciso de um programa simples: o usuário solicita o reenvio de sua senha já cadastrada; o programa precisa fazer apenas o seguinte: primeiro, verificar o status do usuário - se ativo, enviar e-mail/sms (teoricamente, já pré-cadastrados) com a mensagem: "Prezado (a) usuário (a), sua senha é xxx. Se inativo, enviar: “Prezado (a) usuário, seu cadastro encontra-se inativo. Entre em contato com seu gestor”. Eu tenho apenas noções básicas de Java e gostaria de um código beem básico, que abra no Eclipse; se possível, com uma interfacezinha em DOS mesmo (como no Dev), apenas demonstrando como o esquema funciona. Desde já, agradeço-lhes e peço desculpas caso tenha feito algo errado/indevido na postagem. Acabei de me cadastrar aqui e não conheço nada…

é Java SE ou EE

Vc quer ajuda ou que alguém faça tudo pra vc?
Já tentou fazer?
Faço competo pra vc. Se tiver interesse, entra em contato que passo orçamento.

Você é iniciante ou já tem vivência em desenvolvimento de software? Você quer ajuda de como construir isso ou quer o código pronto, bonitinho e testado?

Isso que você está pedindo não é um programa simples. Se você precisa disso rapidamente e não quer aprender o necessário pra construir isso, mais fácil contratar alguém pra fazer.

Dica: normalmente, não se envia a senha original para o usuário mediante solicitação, porque isso implica armazená-la em forma de texto legível, o que é um risco alto de segurança. Você tem opções melhores e mais seguras:

• enviar um link temporário para a recuperação da senha, e nesse link o usuário insere uma nova senha;
  • enviar uma senha temporária, e quando o usuário logar com essa senha, levá-lo para a página de troca de senha;

Abraço.

Oi! Eu acho que é SE. Obrigado!

Muito obrigado!

Oi! Eu entendo o mínimo. Eu agradeço muito pelas dicas e concordo porém, neste caso, isso é exatamente o que preciso. Imagino que, é uma rotina na qual o usuário solicita o dado. Se status ok, envia e-mail com a senha que existe; se status block, envia mensagem de negativa padrão. Eu não cheguei a tentar…

Sim, vai ser EE em DOS…

Uma rotina??? wtf?
Isto é um sistema.
Onde vão estar os dados? no banco? então precisa de toda parte de banco pra funcionar…
Se vc só precisa da rotina é uma coisa, mas todo o resto vai precisar estar pronto.

Então… eu precisaria só de algo bem simples mesmo, apenas para uma demonstração de como funciona. Por exemplo, se eu tivesse uma planilha com 3 linhas: usuário a, b e c, status ok, ok e block e senhas xxx, yyy e zzz, respectivamente. No caso de a e b, seria enviado a senha. No caso de c, seria uma mensagem com teor negativo. E ressalto: provavelmente eu não entenda nem 0,1% do que vc saiba… quero apenas um norte! E claro, se for possível!

Poooisé, não quero parecer grosseiro, quero lhe ajudar, até porque, se não quisesse não estaria mais respondendo.
Acredito que o norte que vc precisa é a indicação para um curso de programação. Porque se vc soubesse o básico, já podia ter começado a criar o projeto e as primeiras classes, isto é o primeiro passo.
Se sabe fazer isso, está errado em ter pedido ajuda sem ter começado.
Caso não saiba fazer isso, então como eu disse, qualquer dica que for dada será algo que vc não saiba e por isso começar por um curso, sem contar que pra mencionar uso de planilha, sms, não saber se este projeto de linha de comando é EE ou SE, realmente falta curso.
Comece a fazer e poste códigos que vc produziu que sentirei prazer em ajudar.
Abraço

Segue um empurrãozinho
RecuperarSenha.zip (1,6 KB)

1 curtida

Vlw Rodrigo! Vou tentar montar algo, mesmo que em português estruturado. Depois, caso eu consiga dar uma estudada e aprofundada, posto algum código aqui. Muitíssimo obrigado!

Vou guardar esse arquivo comigo mas não vou abrir. Após conseguir montar alguma coisa, abro e comparo. Vlw mesmo!

Isso é o que eu chamo de rejeitar ajuda… :expressionless: