Boa noite, eu sou iniciante em programação e eu preciso de um Norte. Eu programo a mais ou menos uns 7 meses e durante todo esse tempo não teve um dia sequer que não pratiquei aquilo que estava/estou aprendendo, e ainda assim sofro de síndrome de impostor partes disso é porque eu realmente não tenho experiencia na área então pra mim é como se eu tivesse estacionado e por causa disso tem dias que eu travo sem conseguir desenvolver uma linha de código. E depois de ler inumeros artigos e ver varios videos todos eles recomendavam uma comunidade. Então estou recorrendo a alguma alma que possa me auxiliar, alguma dica do que eu posso fazer principalmente pra começar a trabalhar na área esse tipo de coisa… E espero tambem que esse tópico ajude outras pessoas que se encontram na mesma situação ou em uma situação parecida
E aí cara, beleza? Olha, primeira vez que ouvi falar dessa síndrome, mas vou te passar como eu comecei e quando eu comecei a aprender de verdade, sou iniciante ainda.
Eu só comecei a aprender quando tracei um objetivo pra mim, sabe? Eu queria ajudar uma pessoa com o sistema, já que as coisas eram todas no papéis, e sempre que eu via essa pessoa eu pensava “EU TENHO QUE MUDAR ISSO URGENTE”, e isso me ajudou MUITO a aprender algo, pra você ter noção, eu passava horas no mesmo problema e só dormia quando eu conseguia resolver, olha um exemplo de uma das coisas que me tiravam o sono:
try {
JFileChooser chooser = new JFileChooser();
chooser.setAcceptAllFileFilterUsed(false);
FileNameExtensionFilter filter = new FileNameExtensionFilter("Somente Imagens (.jpg e .png)", "jpg", "png");
chooser.addChoosableFileFilter(filter);
chooser.setDialogTitle("Selecione uma foto para o visitante");
chooser.showOpenDialog((null));
File f = chooser.getSelectedFile();
caminho = f.getPath();
ImageIcon i = new ImageIcon(new ImageIcon(caminho).getImage().getScaledInstance(campofoto.getWidth(), campofoto.getHeight(), Image.SCALE_DEFAULT));
campofoto.setIcon(i);
} catch (Exception e) {
System.out.println("Foto Cancelada");
}
Isso aí é só pra mostrar selecionar uma imagem e mostrar ela no programa, cara, eu tentei isso por DIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS, e eu não sabia absolutamente nada, mas quanto mais eu ficava bravo, mais eu sentia vontade de continuar, aí quando eu conseguia, MEU AMIGO, eu queria quebrar até a droga do computador kkkkkk, sair pulando, soltando fogos… E isso foi me motivando, e quando tudo estava como eu queria, eu sempre buscava algo novo pra fazer, sistema de reconhecimento facial, algo dificil porém interessante! Se você traçar um objetivo pra sua aprendizagem, seja pra ajudar alguém, pra se ajudar, só pra aprender, nada pode te parar. Tudo pode virar um objetivo. E esse foco não faz a gente se desviar e só melhora nossa força de vontade.
Pode parecer aquelas conversas de youtuber mas não é, eu aprendi com vídeos do youtube e aqui com o GUJ, tanto que entro TODO SANTO DIA kkkkk, um cara que eu recomendo pra todo mundo é o Java Plugados, aprendi bastante com ele.
Espero que você consiga ter foco pro estudo, como diz em um desenho (Bojack Horseman),
“No começo é difícil, mas depois melhora, sempre melhora!”
Sucesso e força meu amigo! Vale a pena tentar!
Aqui embaixo vou colocar o print da primeira versão e da versão atual do sistema:
Cara, estou começando tbm, é como o abner disse, programar é quebrar a cabeça, pensar e pensar e pede ajuda e pensa de novo!! isso vai pra toda vida de dev.
Uma dica que dou, quando entrei pra essa área, via uma galera na mesma turma que eu, mas com um conhecimento muito mais avançado, pensei em desistir, mas continuei e estou até hoje, porque tem gente que nasceu pra isso, vc vai olhar o código do cara, ta tudo bunitinho, alinhado, até quem não programa entendo o que ta lá kkkkkk
Mas tem o cara esforçado, e eu sou esse cara, não tenho vergonha de admitir, porque acredito que o que vale é seu esforço!
Abraços cara. flw
Obrigado pela informação quanto a síndrome do impostor. Agora eu entendo o por que eu me saboto tanto.