Ajuda com programinha de escolha

olá

olha eu aqui te novo :smiley: tentando…agora sera que alguem poderia me passar um codigo simples
usando optionpane…
em que o usuario tem duas cidade para escolher ex: sp ou rj
e msotre a quantidade de votos q cad uma recebeu…seria possivel?? :frowning: :wink:

Vamos ver se eu entendi.

Vc quer fazer um programa que mostre uma janela, na qual conterá duas opçoes de cidades. O usuario escolherá uma das duas, essa ação ocorrerá varias vezes e depois disso apresentará um relatorio com a quantidade de votos cada uma teve.

Pois bem a qunatidade de repetições vc que irá determinar ou terá uma opção de parada tb?

Não é dificil o seu problema não. Vc pode até usar aquele exemplo de vetores que eu te mandei com a utilização de caixa de dialogo. É a msm logica, só deverá adaptá-lo a sua questão.

Para aprender msm vc deve quebra a cabeça no problema pegar casos parecidos e tentar utiliza-los para sua implemetação…

Procure por um sistema de enquete na internet… e pelo que a Kassi falou, pelo exemplo que ela te deu, daí você posta as dificuldades que vc for tendo que a galera vai ajudando.

:thumbup:

eu queria nao usar vetor pra isso,queria bem simples usando duas variaveis q guardassem as cidades e outa q contasse,so queria msm ver como funciona usando optionpane depois de tres votos ele mostra o resultado.

[code]import java.util.Scanner;

public class voto{

public static void main(String [] args){

Scanner ler = new Scanner(System.in);

/declarando as variaveis e incializando
para incremetar posteriormente
/

int A = 0;
int B = 0;

/loop que irá recolher 3 votos/

for(int i=0; i<3; i++){

/Caixa de dialogo de entrada de dados do usuario/

String voto = JOptionPane.showInputDialog(“Vote:\n\n1 - A\n2 - B”);

/Computando os votos, cada vez que a variavel
for votada será incrementada
/

/comparação de strings, retornado true se forem iguais/

if(voto.equals(“1”)) A++;

else B++;

}

/Caixa de mensagem, que mostrará o resultado da votação/

JOptionPane.showMessegeDialog(null, "Resultado da votação:\n\n A = " + A + "B = " + B);

}
}[/code]